Sabias que muitos dos detergentes que se usam em casa podem prejudicar o ambiente e a saúde?. No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada a todos os consumidores em Portugal e assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, explicamos-te a importância do Rótulo Ecológico Europeu. Curioso?
Envia a tua questão para a Deco, por email para decolx@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.
Tenho ouvido falar em detergentes com rótulo ecológico e gostaria de saber mais sobre o tema para decidir sobre a compra destes produtos.
Respondemos ao teu pedido começando por afirmar que os detergentes normais de limpeza que usamos, seja para lavar a casa, a roupa ou a loiça, não são tão inofensivos como poderíamos pensar. A maioria contém ingredientes que podem prejudicar o ambiente e a saúde. Falamos de substâncias que não são retidas pelos sistemas de tratamento das águas, poluem rios e acabam nos nossos pratos e copos.
Há já 25 anos que existe o Rótulo Ecológico Europeu cujas vantagens são várias e a vários níveis.
Poupar energia (e dinheiro)
Os detergentes com Rótulo Ecológico Europeu são eficientes a baixas temperaturas, permitindo poupar energia e dinheiro. Por exemplo, os detergentes da roupa são testados para terem a máxima eficiência a 30ºC.
Proteger a saúde
Estes detergentes contêm, em geral, químicos menos problemáticos quando comparados com produtos normais, o que minimiza a exposição global. Por exemplo, substâncias potencialmente cancerígenas, que alteram o ADN ou diminuem a fertilidade, são estritamente proibidas nos produtos com aquele rótulo, mas não nos outros detergentes.
Poupar o ambiente
Os detergentes candidatos à colocação deste rótulo não podem ser tóxicos para os organismos aquáticos e têm de ser rapidamente biodegradáveis. É por essa razão que não podem conter fosfatos, que potenciam o crescimento de algas, ameaçam outro tipo de vida marinha e reduzem os níveis de oxigénio da água. Além disso, aquele rótulo exclui produtos desinfetantes que tornam as bactérias mais resistentes, ou seja, mais difíceis de eliminar a longo prazo.
Reduzir o uso de plástico
O processo de embalamento dos produtos com Rótulo Ecológico Europeu é circular: privilegia o material reciclável, é reciclável, depende menos do plástico que as embalagens convencionais e promove recipientes recarregáveis. Este tipo de detergente também não pode conter microplásticos, pequenas partículas de plástico que acabam por ser ingeridas pelos peixes, pelos crustáceos e misturam-se com o plâncton.
Evitar as alegações ambientais sem fundamento (greenwashing)
Ao contrário de muitos autoproclamados rótulos ambientais, o Rótulo Ecológico Europeu garante que os detergentes minimizam o impacto no ambiente. Tal acontece graças aos requisitos exigentes que os fabricantes têm de cumprir para obter aquele rótulo.
Sabe tudo sobre este tema aqui.
Para poder comentar deves entrar na tua conta