Em Portugal, a produção na construção aumentou 1,6% em setembro, quase metade do crescimento de agosto, mas acima da média dos países da UE.
Comentários: 0
Ritmo de crescimento da construção abranda na Zona Euro – Portugal segue tendência
Photo by Ricardo Gomez Angel on Unsplash

A produção na construção na União Europeia (UE) cresceu 0,3% em setembro, face a igual período do ano passado, mas menos que em agosto, que registou um crescimento de 1,4%. Na Zona Euro, e segundo os dados do Eurostat, o abrandamento é mais notório. A produção na construção caiu 0,7% em setembro, sendo que em agosto tinha aumentado 0,8%.

Em Portugal, a produção na construção aumentou 1,6% em setembro, quase metade do crescimento de agosto (3%). No acumulado do terceiro trimestre o aumento foi de 2,6%, menos que no trimestre anterior, que registou um crescimento de 3,1%. Apesar disso, continua acima do crescimento registado na média dos países da UE.

De acordo com o gabinete de estatísticas da UE, as maiores subidas homólogas foram registadas, em setembro, na Roménia (28,9%), Hungria (17,8%) e Bulgária (6,9%). Já as quebras mais representativas verificaram-se em Espanha (-10%), Eslovénia (-8,1%) e França (-2,6%).

Na variação em cadeia, Eslováquia (6,3%), Hungria (5,2%) e França (1,9%) tiveram os maiores avanços, com a Suécia (-4,9%), a Roménia (-3,4%) e a Espanha (-2,4%) a apresentarem os principais recuos.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta