Em causa está uma proposta apresentada pela Universidade de Lisboa que foi subscrita pelo vereador do Urbanismo Ricardo Veludo.
Comentários: 0
Câmara de Lisboa discute construção de três residências universitárias (704 quartos) em Alvalade
Alexis Brown on Unsplash

A Universidade de Lisboa apresentou um “pedido de informação prévia” para “a construção de três edifícios destinados a residências universitárias com 704 quartos e aproximadamente 808 camas”, bem como espaços para comércio e restauração, na freguesia de Alvalade. Uma proposta que é discutida esta quinta-feira (5 de dezembro de 2019) pelo executivo da Câmara Municipal de Lisboa.

A proposta em causa foi subscrita pelo vereador responsável pelo pelouro do Urbanismo, Ricardo Veludo (Cidadãos por Lisboa, eleito nas listas do PS), escreve a Lusa, que teve acesso à mesma. Segundo o documento, o local deverá ainda ter um espaço de estacionamento em cave e com capacidade de 780 lugares, “que servirá os utilizadores da cidade universitária em geral”.

O projeto prevê a divisão da empreitada em três fases. A primeira, com a duração de 14 meses, para a construção do edifício 1 (com seis pisos) e “arranjos exteriores do lado norte”, a segunda, com o prazo de um ano, destinada à construção de uma praça, do estacionamento e arranjos exteriores, e a terceira, com a duração de 14 meses, para a construção dos edifícios 2 (igualmente com seis pisos) e 3 (que varia entre quatro, cinco e seis pisos) e “restantes espaços exteriores”.

Com esta proposta, Ricardo Veludo propõe a “homologação de parecer favorável” ao pedido de informação prévia da Universidade de Lisboa para a construção das residências universitárias “condicionada à apresentação de pedido de licenciamento” e ao cumprimento de alguns pressupostos.

Entre outras condicionantes, terão de ser entregues um “estudo de impacto de tráfego e de transportes”, um projeto de arranjos exteriores e os espaços de comércio não poderão ocupar uma área superior a 20% da parcela, escreve a Lusa.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta