"Maior operação deste tipo de ativos realizada” em território nacional, segundo a JLL. Belgas pretendem ser líderes de mercado neste segmento.
Comentários: 0
Belga Xior compra residências de estudantes da U.hub por 130 milhões: 1.900 camas em Lisboa e Porto
Photo by Element5 Digital on Unsplash

O mercado das residências de estudantes em Portugal continua ao rubro e a alimentar os negócios imobiliários. O país acaba de assistir agora àquela que é a “maior operação deste tipo de ativos jamais realizada” em território nacional: está fechado o acordo para a venda do portefólio de residências de estudantes da U.hub à belga Xior por 130 milhões de euros. A operação engloba um total de 1.900 camas, incluindo quatro ativos em Lisboa e dois no Porto, em diferentes fases de operação e desenvolvimento.

O portefólio integra duas residências em funcionamento, operadas pela U.hub, em Alvalade e na Alameda, em Lisboa, no total de 98 camas. Está ainda em construção uma residência com 350 camas em Benfica, Lisboa; e uma outra com 450 camas na Asprela, Porto - devem ficar concluídas ao longo do próximo ano. Outros dois projetos, com 500 camas cada, encontram-se em fase de licenciamento, localizados na zona do Lumiar, em Lisboa, e na zona da Boavista, Porto. A conclusão destes projetos está estimada para 2021 e 2022, respetivamente.

“Este é um negócio muito importante pela sua dimensão, mas também porque vem confirmar a crescente atratividade dos segmentos imobiliários alternativos e por envolver um portefólio que conjuga ativos consolidados de rendimento com ativos ainda para desenvolvimento. Além disso, o seu impacto no mercado ocupacional é muito relevante. Neste portefólio incluem-se cerca de 800 camas em construção e outras 1.000 em projeto com previsão de estarem concluídas até 2022, o que irá dar um forte impulso à oferta de alojamento para estudantes nas duas maiores cidades universitárias de Portugal, que neste momento sofrem de um desequilíbrio massivo entre o stock existente e a procura”, nota Fernando Ferreira, Head of Capital Markets da JLL, que atua no negócio em representação do vendedor.

Após a concretização desta operação, “ainda sujeita a certas condições precedentes”, segundo a JLL, a Xior passará a deter uma carteira de 2.574 camas para estudantes em Portugal, tornando-se líder de mercado neste segmento. A empresa tinha adquirido já este ano duas residências à Promiris operadas pela Odalys (674 camas), num negócio que ascendeu a 28 milhões de euros.

Para além do acordo de venda assinado, foi feita uma parceria estratégica (50/50) que prevê o investimento em novas residências, cujo desenvolvimento será liderado pela equipa da U.hub.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta