Programação cultural da EGEAC vai trazer música, poesia, literatura e teatro à cidade. Cumprindo as regras, mas deixando uma mensagem de esperança para o futuro.
Comentários: 0
(Ainda há) Natal em Lisboa: com música, teatro, literatura e um “Calendário do Alento”
Photo by Tim Mossholder on Unsplash

Apesar do contexto, ainda há Natal em Lisboa. Esta é a promessa da EGEAC para a programação cultural de dezembro: “fazer diferente, em segurança, mas sobretudo não deixar de fazer”. E para isso preparou um conjunto de iniciativas adaptadas à nova realidade que vivemos, com concertos natalícios, momentos de literatura, e um “Calendário do Alento” que irá partilhar uma mensagem de esperança de uma personalidade ligada à cultura todos os dias, nas redes sociais, até à véspera de Natal.

Este ano a EGEAC decidiu transferir os concertos natalícios das igrejas para algumas salas emblemáticas da cidade, como o Teatro Tivoli BBVA, o Capitólio, o Coliseu dos Recreios, ou o Teatro do Bairro, assegurando, assim, o cumprimento de todas as normas de segurança em vigor e, simultaneamente, “estimulando a atividade cultural no período difícil que este setor em particular atravessa”.

A 2 de dezembro a Orquestra Clássica Metropolitana apresenta-se no Teatro Tivoli BBVA para interpretar a Sinfonia nº 1 de Beethoven e Exsultate, jubilate, de Mozart, e dois dias depois, no Capitólio, a Orquestra de Jazz do Hot Clube apresenta um repertório de jazz assente no cancioneiro tradicional americano, com uma forte inspiração natalícia.

Nas primeiras três semanas do mês, os concertos de entrada gratuita, limitada à capacidade de cada sala e sujeita ao levantamento prévio de bilhetes, têm lugar todas as quartas e sextas, às 19h. “Espetáculos com orquestras e solistas que nos transportam numa viagem pelo universo musical de grandes compositores clássicos, como Mozart, Vivaldi ou Beethoven, passando pelo  jazz do cancioneiro tradicional americano com Ella Fitzgerald ou Frank Sinatra ou por “Messias”, a obra-prima de Handel, um dos mestres do período Barroco”, refere a EGEAC.

As quintas serão dedicadas à literatura, através de três encontros no Teatro do Bairro com artistas, como a compositora e cantora Luísa Sobral, o escritor e dramaturgo Rui Cardoso Martins, a atriz Isabel Abreu e o argumentista, humorista e escritor Filipe Homem Fonseca. Sessões em torno dos livros e das palavras, sob o mote “O que nos Salva” - através da Arte, do Amor e do Outro -, conduzidas pelo jornalista Nuno Miguel Guedes.

De 1 a 23 de dezembro, a EGEAC apresenta ainda um Calendário do Alento em que vários artistas vão partilhar mensagens deste ano tão particular. Será todos os dias às 18h, nas redes sociais, que pessoas como Capicua, Alice Vieira, Bordallo II, Jorge Palma, Lena d’Água e Jorge Silva Melo vão desvendar mensagens em forma de poema, desenho, dança, música ou humor.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta