O centro de negócios Óbidos Parque já conta com cerca de 40 empresas e no futuro poderão ser mais. Isto porque há três novos lotes deste parque à venda, que vão a hasta pública esta segunda-feira (dia 28 de junho de 2021) no edifício Paços do Concelho, em Óbidos. Esta nova operação imobiliária faz parte da estratégia global de expansão deste parque tecnológico.
Em causa está um terreno com área de 4.291 metros quadrados (m2) e com área bruta de construção de 2.000 m2, sendo que a base de licitação está nos 12.873 euros. Outro lote com 1.252 m2, superfície de construção máxima de 750m2 e base de licitação 3.756 euros. E um terceiro com uma área de 1.269 m2 e a possibilidade de construir um máximo de 600 m2, cujo valor base é de 3.807 euros.
As empresas que aqui se poderão instalar deverão desenvolver a sua atividade nas áreas da tecnologia, fabricação avançada, de alta qualidade e não poluente, apoio ao tecido produtivo de base científica ou tecnológica, de ensino e formação de recursos humanos, segundo refere o regulamento.
O município oferece ainda condições especiais às empresas que para ali se instalarem. “Além do preço por metro quadrado competitivo, poderão usufruir de um pacote de incentivos”, no quais se inclui a derrama, IMT, IMI, taxas municipais e redução do IRS, lê-se na página do Parque Tecnológico de Óbidos.
Trata-se da terceira hasta pública realizada nos últimos dois anos. Neste período, a primeira foi realizada em julho de 2019 e a segunda em outubro do mesmo ano e, no total, foram vendidos oito lotes de terreno para construção, adquiridos, na sua maioria, por empresas com escritórios nos Edifícios Centrais deste centro de negócios, refere uma notícia publicada pela página do Óbidos Parque.
Esta nova operação significa, para a autarquia que, “mesmo em tempos de grande incerteza, quer o município de Óbidos, quer o Óbidos Parque mantêm a capacidade de atração de novas empresas e de investimento, continuando a contribuir para o fortalecimento de um ecossistema e de uma economia local de base digital, criativa e tecnológica”, diz a mesma publicação.
Foi em 2008 que o Óbidos Parque foi construído, estando previsto na estratégia local de desenvolvimento da economia criativa, num território até aí assente na Agricultura, Serviços e Turismo. Hoje, conta com cerca de 40 empresas em regime físico e cerca de 25 em regime virtual que atuam em diversas áreas: Software, Hardware, Web Design, Design, Marketing Digital, Contabilidade, apoio jurídico, apoio ao negócio…
Hoje, “o parque oferece um ecossistema de inovação favorável ao desenvolvimento de projetos de base criativa, tecnológica e digital, quer estejam numa fase embrionária, nascente, ou numa fase avançada de maturação”, lê-se na nota.
Para o futuro, o Óbidos Parque segue com a sua estratégia de expansão, marcada pela chegada de novos investidores, de novos edifícios e de novos projetos.
Para poder comentar deves entrar na tua conta