Espirros, tosse, comichão ou olhos avermelhados. Tudo sintomas de alguém que sofre com alergias, isto é, que tem hipersensibilidade a determinados agentes como ácaros, fungos, pelos de animais, pólen ou insetos, entre outros. Os três primeiros são presença habitual dentro de casa: acumulam-se nas roupas de cama, tapetes, almofadas ou cortinados. E é por isso que limpar a casa pode ser um verdadeiro sofrimento para quem tem alergias. No artigo de hoje, deixamos algumas dicas de limpeza doméstica para facilitar a vida aos alérgicos.
Arejar bem os ambientes
Uma das coisas mais importantes para quem sofre com alergias é manter os ambientes bem arejados, uma vez que os microorganismos aforam ambientes fechados, húmidos e com pouca luz. Deves abrir as janelas e ventilar a casa sempre que possível. Deixar a luz do sol entrar e o ar circular. A ideia é simples: evitar o acumular de poeiras etc., que facilitam o aparecimento de ácaros e fungos.
Trocar a roupa da cama com frequência
Trocar os lençóis, almofadas, mantas e cobertores com frequência é outra regra de ouro. O ideal seria uma vez por semana, e limpar a o colchão sempre que possível. Depois de lavares a roupa de cama deverás passá-la a ferro (se possível) e guardá-la num local fechado e seco.
Não acumular pilhas de livros, revistas, etc..
Os livros, revistas e outros objetos são grandes acumuladores de pó. Devem ser limpos frequentemente ou então guardados dentro de armários e caixas – uma vez que, muitas vezes, não são utilizados.
Limpar a casa de banho com lixívia
Os fungos adoram ambientes húmidos e fechados. A casa de banho é, por isso, um dos locais preferidos destes microorganismos. Neste caso, e sempre que possível, deves limpar as louças, mas também os azulejos, com lixívia, de modo a remover toda a sujidade. Os armários e prateleiras também devem ser limpos.
Evitar vassouras e espanadores
Estes dois utensílios são dois grandes inimigos de quem tem alergias: espalham o pó, em vez de removê-lo, piorando os sintomas. Deves utilizar aspirador e um pano húmido.
Tapetes antialérgicos
Os tapetes antialérgicos são uma boa opção para quem sofre com este tipo de patologia. O ideal será comprar tapetes sem pelos ou com cerdas pequenas. Lembra-te que os tapetes felpudos são perfeitos para acumular todos estes microorganismos indesejáveis.
Limpar tapetes e carpetes
Higienizar tapetes e carpetes com frequência também é fundamental. Deves sacudir, passar o aspirador do pó e deixá-los expostos ao sol sempre que possível.
Guarda-roupa e armários arejados
Trata-se de locais fechados, e sem ventilação, que devem ser arejados sempre que possível. Também não deves acumular um grande número de peças dentro do mesmo espaço.
Limpar os pelos dos animais de estimação
Quem tiver animais de estimação deve aspirar a casa diariamente e passar sempre que possível a esfregona.
Controlar a humidade do ar
Controlar a humidade do ar é também imprescindível – quer para a nossa saúde, quer para os ambientes. Os desumidificadores mantêmm a humidade entre os 50%-60% (níveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS)) e podem ser utilizados em todas as divisões.
Para poder comentar deves entrar na tua conta