Se procuras alternativas a jogos de decorar casas ou de construir cidades, elaborámos uma lista de jogos que se focam apenas numa profissão, ou pelo menos, numa maneira de viver. Da construção civil à vida de agricultor, passando ainda pela gestão de um hospital ou da arquitetura da própria Humanidade, tudo é possível, no mundo dos videojogos.
Ser ou não ser, eis a questão... o site Salão de Jogos preparou para o idealista/news uma lista de 5 jogos que vais querer experimentar.
Construction Simulator 5 Console Edition: um simulador de construção e destruição de cidades
Lançado no final do ano passado, este é um simulador de construção e destruição de cidades, puro e duro. A tua missão é comandar uma obra desde a sua fundação. E isto inclui operar gruas, carregar cimento em camiões, alcatroar estradas e, obviamente, construir casas.
De pequenos projetos como criar magníficos jardins a criar torres eólicas, tudo é possível neste simulador. Para quem sempre quis ser um engenheiro e fazer verdadeiras obras que fiquem para a história, ou para aqueles que apenas querem um jogo para montar casas, este é o jogo ideal.
O jogo está disponível para todas as consolas, sendo que existem versões mais básicas e leves para os smartphones.
Farming Simulator 22 – assume o papel de um verdadeiro “fazendeiro” moderno
Neste simulador, usa toda a tua criatividade para construir vários campos de cultivo, da agricultura à pecuária, passando até pela silvicultura.
Se julgas que ser agricultor é pegar na enxada e fazer uns buraquitos, desengana-te. Aqui, vais comandar os tratores mais modernos, as maiores debulhadoras do mundo e carregar todo o teu cultivo estrada fora até ao consumidor final.
É uma lição de como a agricultura está tão industrializada e daquilo que é preciso para fazer uma coisa tão básica no teu dia a dia: comer.
O jogo está disponível para as consolas da PlayStation e da Xbox e também para o PC.
Grass Growing Simulator – o jogo onde a principal protagonista é a relva. Sim, relva
Os jogadores têm de lutar por luz, espaço e comida. Os efeitos do clima em tempo real, a posição do sol e o suprimento de água são alguns dos exemplos de pontos a teres em conta para teres sucesso na tua cultura.
Basicamente, e como o nome indica, tens de controlar o crescimento da tua relva, aquela que as vacas tanto gostam de comer... e curiosamente, neste jogo, as vacas são mesmo o teu pior inimigo.
O jogo funciona num sistema de Battle Royale e, por isso, vais jogar contra outras pessoas online que querem exatamente o mesmo que tu: expandir o seu território até dominarem todo o mapa. Este jogo só está disponível para PC.
Humankind – cria um mundo à tua medida
Este talvez seja o jogo mais complexo, mas será também um dos mais completos no mercado. Aqui vais literalmente mudar o rumo da Humanidade. E vais fazê-lo desde o início dos tempos em que o Homem aprendeu a fazer fogo, até à Era Moderna, onde vais levar o Homem até Marte.
É um jogo de arquitetura do sistema político, comercial, religioso, diplomático e bélico que te vai sugar horas de vida.
Vais poder conhecer todas as civilizações do mundo, aproveitando o melhor que cada uma tem para oferecer, apreendendo os seus conceitos, mas também a sua cultura e a sua filosofia.
Basicamente, vais mandar no mundo. E também podes torná-lo num mundo melhor.
O jogo está apenas disponível para PC.
Two Point Hospital
Quem não se lembra do mítico Theme Hospital?! Este é o sucessor espiritual, onde, ao contrário dos jogos de construir cidades, aqui vais construir um hospital a partir do zero e transformá-lo numa obra-prima.
Não esperes pacientes comuns em Two Point County. Neste mundo, ficarás a conhecer toda a espécie de doenças estranhas e cada uma delas requer uma máquina de tratamento especial. Desenvolve curas salva vidas, e cria uma autêntica organização de cuidados de saúde que desenvolvam as várias cidades dos vários mapas disponíveis.
Menos romântico que a “Anatomia de Grey”, é certo, mas claramente mais viciante.
Para poder comentar deves entrar na tua conta