O programa Case Study Houses, nos EUA, depois da 2ª Guerra Mundial, mudou para sempre o rumo da arquitetura moderna.
Comentários: 0
Casas de luxo baratas para a classe média: o sonho começou há 70 anos
Stahl House, um dos projetos do Case Study Houses Mbtrama from Upland, CA, USA - Flickr/CC BY 2.0/Wikimedia

Hoje, o luxo nas casas é a luz, o espaço e a localização. Há 70 anos, a arquitetura residencial norte-americana ficou marcada por um projeto promissor, apelidado de Case Study Houses, patrocinado pela revista Arts & Architecture. Tratou-se de um programa visionário que convidou os arquitetos mais famosos da época, como Richard Neutra, Rafael Soriano, Craig Ellwood, Charles e Ray Eames, Pierre Koenig ou Eero Saarinen, para construir casas com rapidez e eficiência. Mas não seriam casas quaisquer: casas de luxo acessíveis para a classe média. 

Com a missão de transformar a arquitetura, em 1945, e logo depois do fim da Segunda Guerra Mundial, John Entenza, editor da revista Arts & Architecture, convocou os vários arquitetos para participar no programa, concebido para projetar e construir protótipos experimentais de baixo custo, que sintetizam as aspirações de uma geração de arquitetos modernos e uma forma inovadora de oferecer modelos habitacionais acessíveis. O programa terminou em 1966 com 26 projetos construídos na região metropolitana de Los Angeles, tal como explica Pedro Torrijos, jornalista do El País, que relata a história deste projeto na sua conta de Twitter.

No projeto Case Study Houses, a ideia era absorver a elevada procura habitacional associada ao 'baby boom do pós-guerra' através de uma construção o mais rápida e eficiente possível. Essa premissa levou os arquitetos que participaram a pensar em sistemas pré-fabricados e industrializados. Ou seja, construções replicáveis baseadas em vigas e suportes metálicos e painéis também pré-fabricados, de acordo com sistemas modulares.

As casas não seriam realmente "construídas", mas montadas, encurtando o seu tempo e diminuindo o seu custo. Na realidade, os sistemas montados pré-fabricados não eram novos nos EUA. Quase desde a sua fundação, todo o país foi construído usando este tipo de sistemas. A diferença era que agora não se tratava apenas de construção, havia também arquitetura. E a arquitetura moderna deixava claro que poderia ser luxuosa sem ser cara. Tal como escreve Pedro Torrijos, “o luxo não estava na mármore (...) O luxo era espaço e luz”.

De repente, e com base nesta ideia, uma família de classe média poderia cumprir o sonho de viver numa casa luxuosa.

O fenómeno da Stahl House

O programa Case Study Houses foi desenvolvido de forma mais ou menos intermitente de 1945 a 1966. Entre os vários projetos, houve um que se destacou verdadeiramente: a Stahl House, do arquiteto Pierre Koenig. Provavelmente o projeto mais conhecido - e divulgado - do programa graças às magníficas fotografias de Julius Shulman, nas quais se destaca a estrutura de aço. Com um desenho arquitetónico simples - cozinha, sala e dois quartos - os espaços desdobram-se em "L", à volta de uma piscina.

Este elemento, juntamente com a cobertura, unifica o projeto e cria um caminho físico e visual contínuo. A cozinha, a sala de jantar e a sala de estar abertas causou furor, assim como a vista incrível da casa.

Shulman chegou à Stahl House em 1960, e o trabalho ainda não estava terminado. Havia lama, sujidade e detritos de construção por toda parte. Decidiu fazer um pouco de magia e escolheu os lugares da casa onde ela estava limpa, “vestindo-a” para as fotografias.

Como o jardim ainda não estava plantado, o próprio Shulman pegou em algumas plantas que colocou na frente da lente, para acrescentar vegetação. Graças às fotografias de Shulman, a Stahl House tornou-se extremamente famosa e apareceu em dezenas de anúncios, filmes e séries.

As metas de replicabilidade deste projeto, tal como recorda Pedro Torrijos nesta reportagem publicada na sua conta de Twitter, nunca foram realmente cumpridas, porque as casas não eram baratas o suficiente para serem produzidas em massa. No entanto, o programa marcou para sempre o rumo da arquitetura moderna e o conceito de casas de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta