Esta é expectativa da Câmara de Lisboa que já está a preparar o novo concurso público tendo em conta as opiniões dos cidadãos.
Comentários: 0
Requalificação da praça Martim Moniz
Praça Martim Moniz, Lisboa wikimedia_commons

O futuro da Praça Martim Moniz, em Lisboa, começa a ganha forma. Depois de uma proposta de requalificação fortemente contestada e um longo processo de participação pública, a Câmara Municipal de Lisboa revelou que já está a preparar as bases do novo concurso para a obra, tendo em conta os contributos dos munícipes. O concurso público deverá ser lançado até ao final do ano.

O processo que ditará o futuro da Praça Martim Moniz está a seguir o seu caminho. A proposta de programa base vai ser submetida a reunião de câmara durante o primeiro trimestre de 2022. E na base deste programa vão estar os contributos dos cidadãos. A Câmara de Lisboa garante que “pretende dar resposta às manifestações dos cidadãos que se uniram, organizaram e contribuíram para uma nova solução de requalificação que responda às expectativas e necessidades de quem vive, trabalha e visita a Praça Martim Moniz”, cita o Público.

Concurso público para a obra do Martim Moniz
Praça Martim Moniz, Lisboa Flickr

O que esperam os munícipes do Martim Moniz?

O processo de auscultação dos cidadãos sobre o futuro do Martim Moniz iniciou-se no final de 2020. E as respostas reunidas permitiram elaborar um relatório da participação pública que foi discutido em maio de 2021 na Câmara de Lisboa, junto do documento que propôs objetivos e as orientações para o programa preliminar de requalificação da Praça do Martim Moniz, tal como noticiou o idealista/news.

E ficou claro o que os munícipes esperam deste local emblemático da capital: o Martim Moniz deverá ter um “amplo espaço verde” e a praça deve ser "aberta, multicultural e segura", que “permita promover atividades culturais ao ar livre”, bem como atividades desportivas. E ainda deverá ser ali construído um parque infantil, associado a quiosques e esplanadas, e criadas áreas de sombra e com elementos de água.

Entre as alterações falaram também sobre a restruturação da circulação rodoviária, “com eventual remoção de circulação em rotunda”. Criar um espaço seguro no período diurno e noturno, condições de atravessamento seguras e ordenamento do estacionamento à superfície também foram sugestões incluídas no documento.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta