As cabines pré-fabricadas continuam a consolidar a sua presença no campo turístico. São muitas as características que as tornam ferramentas ideais para avançar num setor mais equitativo, graças à sua acessibilidade, mobilidade e construção localizada. Mas não só. Este tipo de alojamento, em princípio, é mais sustentável do ponto de vista ambiental. E é nesta linha que está a trabalhar a startup nova-iorquina Moliving, no novo hotel ‘Hurley House’, que terá cabines pré-fabricadas e abrirá portas esta primavera em Nova Iorque. É o hotel com encanto desta semana.
As cápsulas são construídas em instalações controladas e depois transportadas para a propriedade do hotel. Destinam-se a existir ao lado de estruturas permanentes que abrigam serviços de hóspedes. A flexibilidade que oferecem é tal que, se a necessidade de quartos de hotel mudar, podem ser transportadas para um novo local "sem deixar rasto", segundo a empresa.
O hotel será instalado numa propriedade de 22 hectares na cidade de Hurley, no Hudson Valley, e terá 60 módulos. A propriedade do projeto é conjunta: a Moliving é a proprietária das unidades e atuará como operadora hoteleira, a Arizona Investissements é a empresa proprietária do terreno.
As cabines pré-fabricadas estão a ser construídas pela SG Blocks, uma fabricante modular sediada em Brooklyn. Cada unidade retangular tem 14 metros de comprimento e totaliza 37 m2. Há também dois decks na parte frontal e traseira da unidade, cada um com 11 m2. As unidades podem ser isoladas ou agrupadas. Apresentam telhados e fachadas levemente inclinados que podem ser revestidos em diferentes materiais, dependendo da localização. As cápsulas são envoltas em madeira reciclada.
No interior, existem diferentes áreas para viver, dormir e trabalhar. A cama kingsize embutida na cabine pode ser convertida num par de camas de solteiro. Cada uma das cápsulas tem uma casa de banho completa, mas não tem cozinha. Todas as unidades vêm equipadas com smart TV, portas USB, cofre, bar privativo e cortinas controladas eletronicamente. Elementos de alta tecnologia incluem uma estação de desinfeção UV e um sistema de monitorização de tablet. Painéis solares nos telhados geram energia, que é então armazenada numa bateria de lítio. Cada unidade tem o seu próprio sistema de reciclagem de água.
“Com a sustentabilidade no seu núcleo, a Moliving integra perfeitamente tecnologia sofisticada com a natureza, praticamente sem perturbar o meio ambiente. Utilizando a configuração 'off-grid', as unidades Moliving podem ser completamente autossuficientes”, explicam.
Para poder comentar deves entrar na tua conta