
A Grécia é o berço da civilização europeia e, como tal, deixou-nos exemplos impressionantes de arquitetura clássica. Todos eles, na época, foram resultado da aplicação de grandes inovações artísticas, técnicas e tecnológicas. Do Parthenon ao tholos de Atenas ou ao templo de Apolo, entre muitos outros. Mas não só isso. Grande parte da arquitetura ocidental é baseada naqueles edifícios que, em alguns casos, estão connosco há milhares de anos.
Vários séculos depois, alguns estúdios de arquitetura no país helénico continuam a projetar edifícios fantásticos, como este, chamado The Koulas Project. Projetado pelo arquiteto Alexis Papadopoulos, fica ao lado do Castelo de Koulas, cujas torres de vigia inspiraram a sua forma quadrada e janelas retangulares. Mas ao contrário daquela, esta casa foi construída em apenas três dias graças ao uso de painéis de betão pré-moldado.

Com 170 metros quadrados (m2), esta casa pré-fabricada de betão é constituída por dois volumes distintos. Um deles estende-se ao longo de um único piso, enquanto o outro está disposto verticalmente e inclui três níveis. Este último é o volume principal e aquele que se inspira na forma compacta e pequenas aberturas da tipologia do castelo. Composto por dois níveis de espaço interior e um terceiro nível sem cobertura, encontramos uma zona de refeições, uma zona de dormir e um jardim no terraço.
As fachadas, inspiradas em torres defensivas, apresentam uma imagem monolítica e inacessível, tanto nas paredes internas como externas do volume principal. A técnica escolhida foi explorada com o método de paredes duplas pré-fabricadas em betão armado, sem pilares ou vigas.
As paredes foram moldadas roboticamente em moldes de metal, que dão uma superfície perfeitamente lisa, e montadas no local com uma grua em três dias. O isolamento térmico e os diferentes serviços, concebidos especificamente para cada espaço, situam-se entre os dois lados das paredes de betão.

Os materiais também reforçam a separação dos dois volumes. Embora seja verdade que em ambos o betão é o material das paredes, o volume secundário é revestido em madeira, material que também foi sido utilizado para a sua estrutura. Estes, juntamente com as texturas naturais e os materiais escolhidos para os móveis fixos, compõem um ambiente interior diferenciado.









Para poder comentar deves entrar na tua conta