Smart Adaptable Modules (SAM) é uma linha de móveis multifuncionais projetada pela empresa belga Bao Living.
Comentários: 0
móveis multifuncionais
Bao Living

Metade da população vive atualmente em ambientes urbanos. E a tendência vai continuar a subir: as previsões indicam que 205 cidades vão acolher dois terços dos habitantes do planeta. Neste contexto, parece claro que se este processo de concentração demográfica não for resolvido, será necessário encontrar novas e criativas formas de facilitar o acesso à habitação de forma sustentável.

Uma solução possível, que já apresenta resultados interessantes, é baseada no design modular inteligente. Esta fórmula pode ajudar a tornar o processo de construção mais eficiente em termos de recursos e maximizar o espaço. Nesta linha de trabalho está a Bao Living, empresa sediada em Antuérpia (Bélgica), fundada em 2017.

Esta empresa fabrica o que eles chamam de Smart Adaptable Modules (SAM). Trata-se de uma série de unidades modulares que agrupa a cozinha, casa de banho e todos os serviços em vários armários conversíveis, que podem ser configurados de várias maneiras. Além disso, aquecimento, eletricidade, água, ventilação e automatização residencial estão contidos num módulo técnico, que simplifica e torna mais barata a conexão de canalizações e eletricidade.

O sistema SAM tem 35 gabinetes modulares diferentes, que podem ser configurados em vários layouts usando software de computador. E nas imagens podemos ver um exemplo de uma das casas criadas com ela, com uma área de 25 m2, e construída sob os princípios da economia circular. Esta é a reforma de um estúdio, que demorou quatro dias.

A entrada do microapartamento inclui a unidade técnica SAM escondida no primeiro armário, que contém o termoacumulador e o quadro elétrico. Em seguida, temos um grande móvel tipo guarda-roupa para guardar roupas e separada do hall de entrada fica a sala principal, que possui uma combinação de um sofá-cama dobrável que se transforma. Durante o dia, funciona como sofá, e à noite a cama pode ser facilmente dobrada para dormir.

móveis para casas pequenas
Bao Living

Diretamente em frente à cama, temos o centro de entretenimento e mesa suspensa que pode funcionar como mesa de jantar e espaço de trabalho. Atrás da TV estão as várias tomadas e conexão com a Internet.

A cozinha nesta configuração é simples e compacta: um fogão de duas bocas e exaustor, uma pequena pia, frigorífico, e uma máquina de lavar louça de tamanho normal, escondida atrás das portas do armário. Atrás da porta ao lado da cozinha, a casa de banho também é bastante espaçosa.

casas de banho SAM
Bao Living

A ideia fundamental neste sistema construtivo é usar muitos móveis multifuncionais transformadores, de forma modular, e condensar todas as funções de um apartamento numa área, libertando assim mais espaço de convivência. Além disso, estas estratégias de design espacial reduzem o desperdício e os custos de construção, ajudando a tornar as casas mais acessíveis em geral, além de criar uma economia de construção mais circular.

A empresa faz projetos para diferentes espaços, desde estúdios a casas de dois quartos, e garante que o tempo entre a escolha dos módulos e a montagem final seja de cerca de 4 a 5 semanas, dependendo do projeto.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta