
No centro da cidade de Évora, no Alentejo, vai nascer um novo hotel que irá abrir portas ao público no verão de 2023. O já chamado hotel Holiday Inn Express é o resultado de um investimento de 16,8 milhões de euros da Mercan Properties, em parceria com a IHG Hotels & Resorts (IHG), uma empresa de hotelaria que opera a nível mundial. Trata-se da segunda unidade hoteleira dos canadianos da Mercan em Évora.
Situado na zona de Portas de Avis, o novo hotel vai resultar a renovação de vários edifícios junto à praça central de Évora, uma cidade que detém o estatuto de Património Mundial da UNESCO. "O Holiday Inn Express Évora tem uma localização privilegiada dentro de uma área de grande riqueza histórica e cultural”, comenta em comunicado Jordi Vilanova, o presidente da Mercan Properties.
Esta unidade hoteleira irá manter a fachada tradicional e vai oferecer 76 quartos e várias comodidades, como piscina, restaurante, louge bar e salas de reuniões, explicam no documento. “O projeto de renovação, e subsequente investimento, demonstra a crescente procura turística em Évora e a confiança da Mercan em Portugal, na sua generalidade”, acrescenta ainda o presidente da empresa canadiense que já conta com dois projetos hoteleiros em Évora – o primeiro trata-se do Hilton Garden Inn Évora, unidade que começou a ser construída em 2021 e que representa um investimento de 21 milhões de euros.
Este novo hotel irá também mexer com o mercado de trabalho desta cidade alentejana, já que criará cerca de 100 postos de trabalho, dos quais 70 durante a fase de construção e 30 cargos permanentes, que vão ser criados assim que o hotel abrir.
Investimento pode chegar aos 1.200 milhões até 2023
O novo hotel em Évora insere-se na estratégia de investimento no Grupo Mercan no país para 2022. Em entrevista ao idealista/news em fevereiro deste ano, Miguel Gomes, Construction & Development General Manager do Grupo Mercan, partilhou que depois de terem reforçado os investimentos em Portugal em 2021 “numa altura difícil para todos os setores (...) agora estamos atentos às oportunidades e, entre 2022 e 2023, pretendemos duplicar o valor investido até agora [entre 400 e 600 milhões]”. Isto é, querem investir um valor compreendido entre os 800 e 1.200 milhões de euros na hotelaria do país.
Hoje em dia, a Mercan Properties - que é a empresa do Grupo Mercan responsável por desenvolver projetos imobiliários no ramo do turismo em Portugal - já conta com 17 unidades distribuidas pelo Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Lisboa, Amarante, Évora e Algarve.
Para poder comentar deves entrar na tua conta