Cria um espaço onde a natureza se funde com o ambiente da tua casa e onde te podes refrescar nos dias quentes de verão.
Comentários: 0
Jardim interior
Westwing

Para enfrentar os dias quentes deste verão, ter um local fresco e acolhedor em casa é um privilégio. E mesmo que não tenhas um terraço, piscina ou jardim ao ar livre, podes criar o teu próprio jardim no interior da tua casa para refrescar. Criar cortinas naturais com plantas, fazer a ponte entre o interior e exterior da casa ou usar paredes de vidro são algumas dicas para que desfrutes ao máximo do teu pátio ou jardim interior. 

Os jardins interiores são criados para trazer luz natural e vistas verdes para dentro de casa. E qualquer divisão da tua casa pode ser o local perfeito para criares o teu próprio jardim interior, desde a sala de estar à casa de banho, passando pelo corredor. Mas para que o jardim cumpra a sua verdadeira função, seja prático e decorativo, há que seguir estes passos de acordo com os especialistas da Westing:

  • Não exageres nas plantas: um jardim interior é uma peça estratégica, pensada para trazer luz natural e contemplar a vista desde o interior da casa. Mas se encheres demais este espaço com mobilia, decoração ou plantas vais atrapalhar a passagem da luz natural. A chave está no equilíbrio, pois um jardim interior sem plantas tornar-se-ia num simples pátio. Portanto, não exageres, mas também não deixes de colocar plantas neste local.

Como cuidar do jardim em casa
Westwing
  • Mede e planeia um bom projeto do teu jardim interior para distribuir a vegetação e os móveis da melhor maneira possível. O principal objetivo de um jardim interior é favorecer o diálogo entre o interior e o exterior. Portanto, há que adaptar as soluções ao seu tamanho: se o espaço for pequeno, opta por um jardim vertical, mas se tiver dimensões mais generosas, faz uma nova zona de estar repleta de plantas.
  • Cria o teu canto privado verde: outra vantagem de um jardim interior é a sua privacidade. É o local ideal para colocar um cantinho de leitura ou de relaxamento, longe dos olhares exteriores.
  • Define um estilo, promovendo a continuidade da decoração da casa. Estando dentro de casa, recomenda-se que se mantenha a coerência estética com as restantes divisões, principalmente as mais próximas do jardim interior. Evita ambientes desconectados e segue um estilo comum para integrar os espaços e fazer com que o jardim se estenda para dentro da casa.
  • Aposta nas paredes de vidro: este tipo de paredes vão tornar o teu jardim interior mais visível. 
  • Cria cortinas verdes: se o seu jardim interior tem vista para uma casa de banho, é importante colocares uma divisória para oferecer privacidade a ambas as divisões. Um tipo de cortinas naturais são as feitas em bambu.

Jardim dentro de casa
Westwing

Que tipo de plantas posso colocar no jardim interior?

O ideal será selecionar as variedades de plantas mais adaptadas ao clima da tua região. "Pensa que as necessidades de irrigação das plantas autóctones são praticamente nulas após 18 ou 24 meses, pelo que a partir desse momento só vais preocupar-te em manter as plantas mais delicadas", referem desde a Westwing.

Podes criar um jardim interior recorrendo a plantas resistentes e que requerem poucos cuidados, como:

  • hera;
  • dracaena;
  • aloé vera;
  • monstera deliciosa;
  • sansevieria;
  • língua da sogra;
  • bambus;
  • pau-brasil;
  • catos;
  • suculentas.

Plantar uma árvore como elemento principal num jardim interior também é uma boa ideia. Árvores perenes, como ciprestes, oliveiras, limoeiros, laranjeiras ou magnólias, são ótimas para colocar no centro de um jardim interior. E se a iluminares com holofotes na sua base, a árvore ficará ainda mais bonita.

Jardim no interior da casa
Westwing

Colocar plantas aromáticas junto às divisões mais próximas do teu jardim interior, é uma ótima ideia já que funcionam ambientadores naturais.

Os jardins interiores geralmente têm baixos níveis de humidade, o que pode fazer com que as flores murchem e as folhas sequem. Para resolver essa questão, podes sempre instalar um desumidificador ou, se criares um jardim interior de grandes dimensões, podes colocar uma fonte ou lago moderno no centro.

A união da plataforma de madeira, natural ou artificial, com uma brita branca fica bem em qualquer jardim desta natureza. O ideal terá ter um piso prático e estético. Vasos com flores são peças fundamentais, pois a sua aparência e localização vão determinar o visual do ambiente. Escolhe modelos grandes com personalidade, fáceis de transportar caso queiras mudar as plantas de lugar a qualquer momento.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta