A limpeza dos filtros dos aparelhos de ar condicionado é recomendável. Explicamos-te como fazer a manutenção do ar condicionado.
Comentários: 0
Limpar filtros do ar condicionado
Foto de Galvão Menacho @Pexels

Com o calor que se faz sentir, o ar condicionado torna-se num dos nossos melhores amigos. Além de ser uma solução energética eficaz, mantém a casa fresca e garante o conforto em todos os ambientes onde está instalado. Além disso, o ar condicionado está a ganhar tanta importância na vida dos portugueses, que cada vez mais consideram este tipo de aparelhos, porque pode ser utilizado agora no verão para refrescar, mas também no inverno para aquecer os espaços.

No entanto, para que continue a funcionar bem, seja eficiente no gasto de energia e não coloque a saúde em causa, o aparelho necessita de uma limpeza ao fim de algum tempo de utilização.

Mas muitas pessoas não sabem como limpar os filtros do ar condicionado. Não basta apenas passar um pano seco ao redor do eletrodoméstico. É preciso ter alguns cuidados nesta tarefa que pode colocar em causa o equipamento. Não queremos que isso aconteça e, por isso, apresentamos algumas dicas sobre a manutenção do ar condicionado.

Como limpar um ar condicionado: o passo a passo

aparelho de ar condicionado
Pixabay
A limpeza dos filtros do ar condicionado não é complicada e pode ser feita por qualquer pessoa. Contudo, os aparelhos de ar condicionado não são todos iguais, sendo conveniente ler o manual de instruções para que nada falhe no processo. 

Para proceder à limpeza do ar condicionado deves seguir estes passos:

  1. Desliga o ar condicionado. Deves desligá-lo da tomada ou o disjuntor, no quadro elétrico;
  2. Identifica o local onde se encontram os filtros do ar condicionado - normalmente localizados acima da grade por onde circula o ar;
  3. Para abrir o compartimento, poderás destrancar a porta e puxá-la até ouvir um som de bloqueio. Em alguns aparelhos de ar condicionado pode ser necessário desapertar parafusos;
  4. Retira o filtro com o máximo cuidado para o pó não se espalhar;
  5. Os filtros reutilizáveis podem ser limpos com um aspirador, com uma escova ou podes passá-los pelo duche (com água morna e na direção contrária ao fluxo do ar);
  6. O pó que esteja impregnado pode ser limpo com um pano húmido;
  7. Deixa o filtro do ar condicionado secar totalmente;
  8. Coloca o filtro no aparelho, com o máximo cuidado;
  9. Liga o ar condicionado à corrente e volta a ligar o disjuntor do quadro elétrico;
  10. Com recurso ao comando, perceberás que o ar condicionado está a funcionar normalmente.

Quando limpar o ar condicionado por fora e por dentro

Para uma melhor manutenção do ar condicionado podes anotar na tua agenda a última vez em que realizaste uma limpeza deste género. 

Em termos práticos, podes fazer a limpeza da unidade exterior do ar condicionado nos meses que antecedem o verão (entre março e junho) e o inverno (de setembro a novembro). Estarás a prepará-lo para um uso contínuo. 

Já a limpeza dos filtros do ar condicionado deve ser frequente e pode ser feita a cada duas semanas. Tem em atenção que a temperatura do ar e o tempo em que manténs o aparelho ligado vão influenciar a periodicidade da limpeza.

Quando o ar condicionado estiver ligado e os ambientes da casa não estão frescos ou estão demasiado quentes, significa que o ar condicionado precisa de ser limpo. As próprias variações na conta da luz ao final do mês também podem ser causadas pela falta de limpeza do ar condicionado. Esta é outra das razões pelas quais deves manter o equipamento limpo.

Efeitos negativos da falta de limpeza do ar condicionado: da saúde ao bolso

A manutenção do ar condicionado é palavra de ordem para manter valores constantes no consumo de eletricidade. Ou seja, não utilizar o ar condicionado durante muito tempo ou deixar pó, sujidade e outros detritos acumulados nos filtros pode afetar as tuas despesas de eletricidade.

Mas a falta de limpeza dos filtros do ar condicionado e o seu uso frequente pode repercutir-se noutras efeitos negativos:

  • Emissões de CO2 elevadas, aumentando assim a poluição;
  • Poluição sonora: o funcionamento do ar condicionado emite, por vezes, ruídos que colocam em causa o nosso bem-estar;
  • Problemas respiratórios: a falta de limpeza dos filtros do ar condicionado leva à acumulação de pó que pode provocar problemas respiratórios. Por isso mesmo, este tipo de aparelho não é recomendado para quem sofre de asma, bronquite, alergias e irritações constantes no nariz, olhos e garganta;
  • Desidratação: deixar o ar condicionado ligado durante muito tempo seguido pode causar uma sensação de secura na gargante e olhos. Isto acontece porque o equipamento retira toda a humidade do ar;
  • Pele seca principalmente no verão;
  • Dores de cabeça e enxaquecas.

Para evitar estes efeitos negativos do ar condicionado, aconselhamos-te a refrescar a casa através de técnicas tradicionais, como por exemplo, abrir as janelas nas alturas mais frescas do dia e que facilitem a circulação de ar. Se tiveres mesmo de recorrer a este aparelho, mantém uma temperatura estável (entre os 22 e os 24 graus) e evita deixar o ar condicionado ligado durante a noite ou quando saíres de casa.

Limpeza de ar condicionado diminui fatura da luz
Pexels
Limpar os filtros do ar condicionado diminui o consumo de eletricidade?

Imaginemos que adquiriste um aparelho de ar condicionado com classe energética B. O consumo de energia será inferior ao de um ar condicionado com classe mais baixa. Apostar num aparelho de ar condicionado com classe energética mais alta é um investimento considerável, mas traduz-se em efeitos imediatos no consumo de energia e consequentemente na conta da luz.

Cuidados a ter na manutenção do ar condicionado

comando do ar condicionado
Pixabay

Deixamos-te ainda um conjunto de dicas e cuidados especiais a ter na limpeza dos filtros do ar condicionado:

  • Tenta limpar os filtros do ar condicionado pelo menos 2 vezes por mês para garantir a sua vitalidade e normal funcionamento;
  • Deves trocar os filtros do ar condicionado a cada 4 ou 5 meses. Se forem descartáveis podes deitá-los logo no lixo;
  • Para limpar os filtros do ar condicionado podes usar água. No entanto, não podes utilizar água para limpar o aparelho em si, porque irá danificar algumas componentes e pode originar um curto-circuito;
  • Deves secar os filtros do ar condicionado por completo antes de colocá-los no interior do equipamento;
  • Para limpar o ar condicionado por fora e o comando podes usar um pano seco ou um pano húmido;
  • Não faças uso do ar condicionado sem os filtros. Poderás danificar o equipamento e originar uma avaria sem solução;
  • Para a limpeza do ar condicionado não precisas de produtos químicos, pois podem originar maus odores e prejudicar a tua saúde;
  • Para pessoas alérgicas ao pó é recomendado utilizar luvas ou uma máscara de proteção para evitar o contacto direto com os ácaros acumulados no filtro.

Se tiveres dúvidas relacionadas com a limpeza do ar condicionado podes entrar em contacto com empresas de manutenção destes aparelhos, que realizam orçamentos adaptados a cada caso. 

Existe algum produto de limpeza para ar condicionado?

A verdade é que o produto mais adequado para a limpeza de ar condicionado é a água, no entanto existem alguns aparelhos que podem ser limpos com produtos próprios, disponíveis em supermercados ou lojas onde vendem aparelhos de ar condicionado.

produto limpeza de filtros de ar condicionado
Leroy Merlin

É o caso do produto de limpea para ar condicionado, disponível na Leroy Merlin, este spray WeFix para limpar e desinfetar ar condicionado está à venda por apenas 12,99€ (400 ml). Para um aroma sempre fresco pela casa, opta pelo spray de limpeza e ambientador de ar condicionado WPro, disponível por 9,99 euros nas lojas Worten (500 ml). 

Um dos produtos de limpeza para ar condicionado mais baratos do mercado é o spray Ewent, disponível na Rádio Popular por apenas 5,99 euros. Conseguirás limpar os filtros e alguns cantos do ar condicionado onde exista uma maior acumulação de pó.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta