Dados da Fixando mostram forte subida na procura por serviços e equipamentos de climatização em Portugal.
Comentários: 0
Ar condicionado
Imagen de mohamed Hassan en Pixabay

Há vários truques para ajudar a manter a casa mais fresca no verão, sem gastar muito, mas quando a temperatura começa a subir demasiado - como na atual onda de calor - isso pode não ser suficiente. E o ar condicionado é, para muitos, a melhor solução para refrescar os espaços. O problema atualmente em Portugal é que face a tanta procura, os profissionais do setor não estão a conseguir responder à maioria dos pedidos dos clientes. Também as vendas de ventoinhas, climatizadores e ventiladores estão em alta.

Na primeira quinzena de agosto verificou-se um aumento de 15% na procura por serviços de instalação e reparação de ar condicionado, segundo dados da plataforma de serviços Fixando. E dados da mesma análise mostram que os profissionais do setor não conseguiram responder a 93% dos pedidos dos clientes. 

Onda de calor
Photo by Hans Reniers on Unsplash

Agosto quente faz disparar negócio dos serviços e equipamentos de climatização 

Esta tendência de alta procura por aparelhos de ar condicionado verificou-se ainda antes da vaga de calor dos últimos dias, num período em que a Europa regista recordes de temperatura e Portugal enfrenta valores acima dos 40º em diversas regiões do país.

"Com os valores registados pelos termómetros nos últimos dias, é de esperar que a procura por serviços e equipamentos de climatização registe nova subida significativa, num momento em que já muitos portugueses se deparam com dificuldades na contratação e compra de soluções para as elevadas temperaturas", diz a Fixando em comunicado.

Refrescar sem ar condicionado
Photo by Noah Buscher on Unsplash

Em julho, de acordo com a mesma fonte, 23% dos portugueses afirmava que a temperatura das suas casas no verão é desconfortável por ser demasiado quente. O estudo que a Fixando realizou junto dos seus utilizadores revelou ainda que a solução preferencial dos portugueses para lidar com o calor nas suas casas é o ar-condicionado (40%). A utilização de ventoinhas é escolhida por 30% dos portugueses.

Cuidados com a conta da luz ao usar ar condicionado e outros aparelhos para ter a casa fresca

Caso queiras optar por um ar condicionado para te refrescares e te sentires melhor em casa, tem no entanto cuidado com a conta da luz - sobretudo num momento em que o preço da eletricidade está em máximos. Neste guia podes aprender os 10 erros a evitar.

Dados da plataforma de e-commerce Insania confirmam que as temperaturas mais modestas em junho e julho, comparativamente a anos anteriores, provocaram uma queda de 35% na procura de ventoinhas, climatizadores e ventiladores. Devido aos aumentos de temperatura verificados este fim de semana, prevê-se que a venda destes equipamentos aumente 150% em relação ao mês de julho.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta