É possível reduzir o consumo de forma a poupar nas faturas e, ao mesmo tempo, adotar comportamentos mais sustentáveis.
Comentários: 0
Poupar nas faturas de gás e luz
GTRES

O temido aumento do custo das contas de energia já é uma realidade. É importante lembrar, apesar disso, que existem alguns cuidados e bons hábitos que podem ser adotados para evitar desperdícios e economizar dinheiro. Os especialistas do portal habitissimo sugerem, portanto, quatro passos essenciais para reduzir o consumo de forma a poupar nas faturas e, ao mesmo tempo, adotar comportamentos mais sustentáveis ​​em relação ao meio ambiente.

Realizar a manutenção na caldeira

Além de uma utilização prudente do aquecimento, uma das medidas mais importantes para reduzir os custos das contas é a manutenção regular da caldeira, que deve ser efetuada todos os anos. O seu controlo é imprescindível, não só por ser exigido por lei, mas também porque permite identificar a presença de quaisquer anomalias que possam originar desperdício. Outro bom hábito a adotar é desligar a caldeira quando não estiver em uso, por exemplo, à noite.

Avaliar fontes alternativas de aquecimento

Uma solução válida para otimizar o consumo e economizar no aquecimento é a instalação de bombas de calor ou pavimentos aquecidos por painéis radiantes. Se também pretendes ter um maior impacto no meio ambiente, o ideal é a instalação de painéis fotovoltaicos. Uma intervenção mais exigente mas que a longo prazo garante múltiplos benefícios, principalmente quando realizada por profissionais qualificados. Esta escolha energética alternativa e sustentável permite também o acesso aos apoios atribuídos pelo Governo, aplicáveis ​​a vários tipos de intervenções, tais como renovações ou requalificações energéticas.

Poupar nas despesas da casa
Pexels

Escolher aparelhos com melhor desempenho

Caso seja necessária a substituição de um ou mais eletrodomésticos, a forma ideal de reduzir significativamente o consumo é preferir os de categoria superior, com classe energética de melhor desempenho e, portanto, não inferior a A+. Cada eletrodoméstico, da TV à máquina de lavar, tem o seu próprio consumo de energia elétrica e para cada um deles a adoção de pequenos cuidados permite evitar desperdícios desnecessários. Um movimento simples e minimamente invasivo para reduzir o custo médio decorrente dos dispositivos tecnológicos na conta é usá-los com sabedoria e não deixá-los em espera. Para alguns aparelhos, também é possível definir funções e programas para afetar positivamente o consumo.

Preferir lâmpadas LED

Substituir as lâmpadas incandescentes antigas por lâmpadas LED de última geração é uma opção que permite poupar nas contas. Apesar do custo mais elevado em relação às tradicionais, as lâmpadas LED são mais eficientes e duram cerca de 15/25 vezes mais. Um estratagema simples e não invasivo para cortar gastos ao final do mês.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta