
A empresa japonesa de tecnologia arquitetónica Vuild concluiu o seu primeiro protótipo de casa fabricada digitalmente usando a sua plataforma de construção de casas Nesting. Trata-se de uma casa de madeira que recebeu o nome de Nesting e está localizada na cidade japonesa de Teshikaga. Com ela, a startup quer desafiar e melhorar o atual processo de construção de casas no Japão, tornando o projeto e o planeamento mais fáceis e a construção mais eficiente e acessível.

“Mesmo que as pessoas não tenham habilidades especializadas, mesmo que não tenham qualificações especiais, tenham as suas próprias ideias e possam expressá-las, então entraríamos numa era onde as pessoas poderiam criar como designers. Usando a sua própria vontade, podem imaginar o que querem criar a partir das suas próprias ideias”, axplicam no site.
Para esta casa protótipo Nesting 0001, o cliente trabalhou no projeto sob a supervisão dos designers da Vuild. A residência está configurada em forma de L, com um grande terraço localizado no extremo sul voltado para a residência principal. Enquanto a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha foram otimizadas para os requisitos deste local específico e os requisitos do cliente, a planta pode ser modificada e personalizada para diferentes usos e necessidades com a aplicação Nesting.


Isolamento térmico de alta eficiência
Um elemento fundamental das casas criadas pela Vuild é a sua eficiência térmica. Este protótipo em particular está localizado numa área bastante fria, cercada pela natureza com o Lago Mashu, o Lago Kussaharo e o Parque Nacional Akan Mashu, com uma temperatura média anual de pouco mais de 5ºC que, às vezes, pode cair para -20ºC. Para lidar com as temperaturas mais extremas, a casa de madeira atinge G2 de HEAT20, o padrão de desempenho de isolamento térmico.

Em comparação com a construção convencional de madeira japonesa, as paredes do Nesting 0001 são muito mais espessas, com isolamento extensivo que ajuda a atingir esses padrões ambientais, apesar do clima frio.
Para isolamento externo adicional, os arquitetos usam caixilhos de madeira, janelas de alto desempenho com vidros triplos e água termal como fonte de calor para obter conforto térmico com baixo consumo de energia. Os arquitetos também instalaram painéis solares e baterias de armazenamento para que toda a eletricidade possa ser fornecida fora da rede.

Para poder comentar deves entrar na tua conta