
Desde cedo que somos habituados a pensar num percurso de escola primária, secundário e faculdade mas nos últimos anos têm surgido outras alternativas. Por vontade de jovens como tu, as alternativas à faculdade são cada vez mais viáveis e apelativas.
Seja porque precisas de um ano sabático e reagrupar ideias, ou porque não consegues estar quieto(a) e queres lançar-te no ‘mundo real’, acredita que há uma opção certa para ti. Fica a conhecer algumas alternativas à universidade e aprende um pouco mais sobre o que podes fazer depois do secundário.
Gap Year ou ano sabático
Estás cansado(a) e sentes demasiada pressão em avançar já com o futuro? Então o gap year pode ser a solução, e uma bastante enriquecedora.

- Vantagem: pode te ajudar a definir melhor os teus gostos e a visualizares o que queres no futuro.
- Desvantagem: se fores muito indeciso(a) podes ter tendência a arrastar o gap year indeterminadamente.
Cursos Profissionais: a componente mais prática
A opção não é de agora mas é uma das que mais tem crescido nos últimos anos. Ao optares por seguir a via dos cursos profissionais, consegues adquirir os conhecimentos e as competências necessárias para determinada profissão num período de tempo mais curto, e podes entrar, posteriormente, no ensino superior.

- Vantagem: mais barato e mais especializado
- Desvantagem: pode garantir-te um emprego mas pelo grau atribuído podes precisar de mais cursos com o tempo
Bootcamps e Cursos Online
Não se enquadram na categoria dos cursos profissionais mas são uma opção igualmente válida. Para quem já traçou aquilo que gosta, certas áreas têm já opções de cursos intensivos que te habilitam rapidamente para o mercado de trabalho. Chamados de bootcamps, este género de opção é mais comum na área da programação, onde já se destacam em Portugal via entidades como a Academia de Código, Smart Ninja ou Le Wagon por exemplo.

- Vantagem: a maioria destes bootcamps e cursos garante uma boa taxa de empregabilidade
- Desvantagem: alta competitividade. Existem processos de admissão restritos pelo que estarás sempre em competição com os melhores.
Primeiro emprego: entrar a pé juntos no mercado de trabalho
A ideia de um curso superior é que te ofereça mais bases para um emprego estável no futuro mas, olhando aos dados que todos os dias surgem nas notícias, há quem prefira pôr logo as mãos na massa. Assim, é normal que te passe logo pela cabeça ir procurar um emprego.

- Vantagem: começas a ter uma vida financeira mais independente.
- Desvantagem: podes abandonar por completo a ideia de investir num curso depois de já teres um contrato fixo.
Estas opções não são o adeus final ao ensino superior. Caso queiras voltar a este caminho existe sempre o regime especial para maiores de 23 anos, uma porta que se mantém aberta e que te permite voltar ao universo do ensino superior.
Para poder comentar deves entrar na tua conta