
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) tem em marcha um novo projeto imobiliário para o gaveto da praça José Fontana e a rua Sousa Martins, no centro da capital. O novo edifício de habitação terá 32 apartamentos de diferentes tipologias, do T0 ao T3, e deverá estar concluído dentro de dois anos.
A empreitada, a cargo da construtora de Famalicão, Gabriel Couto, prevê demolição de dois imóveis, para a construção de um novo edifício, e a reabilitação de outro, segundo o comunicado enviado às redações.
"Existem atualmente 3 construções no local (esquina da Rua Sousa Martins com a Praça José Fontana), sendo que o edifício de gaveto que dá para a Praça José Fontana e o edifício térreo na Rua Sousa Martins serão demolidos, para dar lugar ao edifício novo, reabilitando-se e ampliando-se o edifício existente na Rua Sousa Martins nº 22", lê-se no documento.
O edifício novo de habitação terá três caves, sete pisos acima do solo, e lojas no rés do chão. De acordo com a publicação, com uma área de construção global superior a 6.300 metros quadrados (m2), este novo projeto imobiliário insere-se num lote de 1.700 m2, e prevê a construção de 32 novos apartamentos, do T0 a T3, assim como a pavimentação do exterior, para a criação de arruamentos, passeios e zonas verdes.
No edifício a manter, está prevista a ampliação de um piso no topo e construção de uma nova cobertura, assim como toda a reformulação controlada na organização dos pisos e interna dos diversos apartamentos, e a introdução de um novo elevador.
Segundo a Direção do Património da SCML, com o desenvolvimento deste projeto habitacional na Praça José Fontana e Rua Sousa Martins, a SCML pretende "responder às necessidades de todas as gerações. Jovens, famílias numerosas, pessoas mais velhas… na diversidade de tipologias vão poder escolher aquela que melhor se adapta às suas necessidades".
Para poder comentar deves entrar na tua conta