Comentários: 0

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) lançou o concurso público com vista à segunda fase dos trabalhos de reconversão do Palácio Marquês do Alegrete, na Charneca do Lumiar, em lar de idosos. Em causa está uma obra avaliada em 4,9 milhões de euros.

Segundo o Construir, a SCML já pode avançar com a “construção” do lar de idosos projetado para este espaço. Esta Unidade Assistida, que corresponde à segunda fase do projeto e que deverá ficar concluída ainda este ano, terá capacidade para 60 pessoas e albergará reformados da SCML.

A primeira fase contemplou a conservação e restauro do Palácio Marquês do Alegrete e do Jardim Romântico (com cerca de 5.000 m2). Fica a faltar a Unidade Residencial, que deve arrancar em 2017 e que acolherá jovens – terá também áreas lúdicas e culturais abertas à comunidade.

A empreitada no Palácio Marquês do Alegrete – também conhecida como Quinta Alegre – é um dos projetos mais complexos e emblemáticos da SCML, quer pelo investimento envolvido quer pelo “restauro puro” do edifício. No entanto, o motivo principal deve-se ao facto deste projeto permitir à Santa Casa trabalhar em dois eixos de ação que considera fulcrais para a comunidade: valorizar, rentabilizar e recuperar o património e reforçar o conceito de intergeracionalidade.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta