No momento da procura de uma casa para arrendar há vários fatores a ter em conta: localização, espaço, preço, mas também as condições oferecidas. Uma delas é a questão da mobília. Assim de repente pode parecer-te um tema menos importante, mas garantimos que tem importância nas finanças pessoais de quem vai arrendar uma casa.
Com um mercado que já tem tanta oferta de casas mobiladas, como casas totalmente vazias, a decisão tem de ser apenas tua. Mas, como saber se é melhor arrendar casa com ou sem mobília? Pesando os prós e contras, claro. Clarificamos as vantagens e desvantagens de cada caso para te ajudar a decidir.
Arrendar casa sem mobília: quais as vantagens?
- Pretexto para negociares a renda por ser um espaço totalmente vazio;
- Possibilidade de decorar a gosto, principalmente se pretendes um arrendamento de longa duração.
Casa sem mobília: quais as desvantagens?
- Maior esforço financeiro – além da renda e caução inicial, terás de garantir todos os móveis essenciais para viveres na casa. Tem em mente que mesmo por preços acessíveis, os móveis básicos não te custarão menos que 200 ou 300 euros, o que já é um valor a nivelar por baixo;
- Compras condicionadas ao futuro – pensando que vais para um arrendamento de longa duração, a possibilidade de decorares ao teu gosto é apelativa, mas tens de pensar também no futuro. Depois de gastares o dinheiro todo na mobília, quando saíres do arrendamento o que fazes com ela? Consegues reaproveitar para a nova casa ou será fundo perdido?
Arrendar casa com mobília tem vantagens?
Arrendar uma casa mobilada pode facilitar-te principalmente na questão de poupares algum dinheiro, ou se preferires uma casa pronta para começares a tua vida de imediato, mas há outras vantagens:
- Mais económico, por não teres de comprar nenhum móvel,
- Ideal para arrendamentos de curta duração – por exemplo, estudantes de Erasmus ou deslocados, professores, investigadores, etc.;
- Possibilidade de uma mudança mais rápida.
Desvantagens de arrendar casa com mobília
No entanto, há que ter em conta que ao optares por esta solução, também há desvantagens que deves ter em conta:
- Não podes escolher os móveis ao teu gosto;
- Estás sujeito a que os móveis possam estar num estado de conservação menos bom;
- Tens que ter cuidado redobrado com a mobília.
Arrendamento com mobília: aspetos a ter em conta
Se estás a pensar arranjar uma casa para arrendar com mobília, tens de considerar que os móveis, à semelhança da habitação em si, são propriedade do senhorio. Por essa razão, é importante que haja particular cuidado no que diz respeito a danos na mobília.
Sendo natural que haja um desgaste dos móveis por uso ao longo do tempo, é importante que percebas que sinais de uso não implicam danos visíveis como portas partidas, riscos significativos em mesas, móveis estragados, etc.
E não te esqueças que este teu dever de cuidado com a mobília estará certamente contemplado no contrato de arrendamento que assinares. Num arrendamento é normal existir caução e, como tal, isso implica direitos e deveres tanto do senhorio como do inquilino.
Um deles é precisamente o cumprimento da lista de exigências associadas à caução, das quais uma pode ser, por exemplo, a boa manutenção da mobília presente na casa. Desse modo, o senhorio poderá imputar qualquer responsabilidade sobre a tua pessoa se não cumprires o que ficou no contrato, não havendo lugar à devolução da caução no final do contrato.
Por isso, é importante que percebas que ter mobília numa casa arrendada pode ser prático, mas apenas em alguns casos específicos. Se receias não ser cuidadoso(a) o suficiente com os móveis, não arrendes com mobília. Só irias tornar o barato mais caro no final.
Para poder comentar deves entrar na tua conta