As tardes e noites de domingo à noite, antes do regresso ao trabalho, são sinónimo de ansiedade e stress para muitas pessoas. Apesar de se querer aproveitar o dia, e o fim de semana, tirando partido do merecido tempo de lazer, surgem pensamentos negativos que causam grande desconforto – e tudo porque a segunda-feira está à vista. Mas verdade é que há formas de minimizar o impacto destes sentimentos. Sabe como.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o stress como a epidemia do século XXI. O trabalho, de resto, é uma das principais fontes de stress, e por isso não é de estranhar a ansiedade sentida na iminência do começo de uma nova semana. Assim, e para evitar a depressão de domingo, Jolanta Burke, professora no Centro para a Psicologia Positiva e Saúde na Universidade de Medicina e Ciências da Saúde, propõe no P3 três formas de enfrentar esta situação.
1. Deixar as tarefas terminadas
A docente diz ser importante, na medida do possível, terminar quaisquer tarefas necessárias antes do fim de semana, em vez de ficarem para segunda-feira de manhã. De acordo com Jolanta Burke, ter assuntos inacabados pode gerar grande stress no início de uma nova semana.
2. Não sofrer por antecipação ou antecipação positiva
O sofrimento por antecipação também pode ser um grande “gatilho” de stress. O receio do trabalho que é preciso fazer ou entregar na semana seguinte, segundo a especialista, também pode estar na origem da depressão de domingo. Assim, e para contrariar este sentimento, Jolanta recomenda planear coisas divertidas ou hobbies que possas também fazer nessa semana, para ajudar a equilibrar as emoções negativas.
3. Escrever
Por fim, outra estratégia para contrariar a tristeza que se instala ao final do dia de domingo é escrever. Jolanta recomenda gastar 20 minutos a escrever os pensamentos e sentimentos negativos mais profundos. Um exercício que pode ajudar-te a descobrir o que está na origem da ansiedade, sendo mais fácil assim enfrentá-la.
Para poder comentar deves entrar na tua conta