
O Governo da Madeira (PSD/CDS-PP) vai criar um fundo para auxiliar famílias com crédito à habitação devido à subida das taxas de juro, anunciou o chefe do executivo Regional, referindo que a medida entrará em vigor este mês.
"Em função do rendimento das famílias, nós vamos apoiar na taxa de esforço", disse Miguel Albuquerque, à margem de uma visita a uma empresa de serragens, em Câmara de Lobos, na zona oeste da ilha.
Segundo explicou o presidente do Governo Regional, o executivo está "a fazer o cálculo e um levantamento junto da banca para saber quantas famílias têm crédito [à habitação] e qual a taxa de esforço", para "depois orçamentar [o fundo de apoio]".
Miguel Albuquerque não adiantou, contudo, mais pormenores.
Apoios ao crédito habitação confirmados pelo Governo de António Costa
Entretanto, para atenuar o agravamento da taxa de esforço das famílias, e evitar cenários de incumprimento e maiores dificuldades financeiras num contexto de agravamento do custo de vida por via da inflação e de manutenção da subida dos juros diretores por parte do BCE, o Governo de António Costa anunciou que está a preparar apoios ao crédito habitação, que vão passar pela extensão do prazo do empréstimo da casa ou suspensão da comissão de amortização do crédito habitação.
Por outro lado, a equipa do Governo de Portugal recusou o regresso das moratórias de crédito porque, segundo disse no Parlamento o secretário de Estado do Tesouro, João Nuno Mendes, não existe “qualquer base legal a nível europeu para haver moratórias para o crédito à habitação”.
*Com Lusa
Para poder comentar deves entrar na tua conta