Espera-se que a Índia ultrapasse o Japão como a segunda maior economia da Ásia até 2030.
Comentários: 0
economias mundiais
Statista

O PIB da Índia cresceu 4,1% nos primeiros três meses de 2022, fixando ligeiramente o crescimento anual em 2021-22 em 8,7% devido às restrições da variante Omicron que prejudicaram a atividade económica neste último trimestre do ano. No primeiro trimestre do novo ano fiscal (abril a junho), o crescimento voltou a 13,5%.

Olhando para o quadro geral, o crescimento do PIB indiano ainda está a evoluir muito bem à escala global e espera-se que o país ultrapasse o Japão como a segunda maior economia da Ásia até 2030.

O FMI projetou um crescimento do PIB de 6,8% para a Índia em 2022, abaixo das previsões de abril que apontavam para um crescimento de 8,2%. Ainda assim, e apesar das revisões em baixa para a maioria dos países, a Índia está entre as 10 economias que mais crescem no mundo, embora na 9ª posição, abaixo do 4º lugar que ocupava em abril.

Guyana foi nomeada a economia de crescimento mais rápido pelo FMI em ambas as previsões. O país escassamente povoado está a crescer graças a novos projetos de exploração de petróleo. O crescimento da Irlanda também foi revisto drasticamente, mas o PIB da pequena nação é notoriamente volátil devido às muitas multinacionais lá sediadas e que aproveitam os códigos fiscais favoráveis na UE.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta