Diagnosticar corretamente a sua origem é o primeiro passo para encontrar uma solução.
Comentários: 0
humidade em casa
MELOM

Com a chegada do inverno, e dos dias mais frios e chuvosos, voltam também a aparecer os problemas relacionados com a humidade que, em excesso, pode provocar danos em vários materiais, além do desagradável cheiro a mofo. Diagnosticar corretamente a sua origem é o primeiro passo para encontrar uma solução.

Num artigo preparado para o idealista/news, a MELOM*, empresa especializada e líder em remodelação de imóveis, explica as diferenças entre a humidade por condensação e humidade por infiltração, apresentando dicas para resolver este problema.

infiltrações paredes
MELOM TEC XXI

Descobrir a origem da humidade é fundamental

 A humidade pode ter origem na :

  • condensação (humidade interior existente em todos os imóveis);
  • ou por infiltrações (em habitações semienterradas, ou resultantes de problemas existentes nas fachadas ou coberturas).


No primeiro caso a origem deste problema está associada com um fenómeno natural proveniente das atividades domésticas, como por exemplo, tomar banho, cozinhar, lavar e secar a roupa. Este efeito produz um aumento significativo da saturação do ar e o excesso de água começa a depositar-se nos pontos mais frios da divisão, produzindo humidade por condensação.

Nestas circunstâncias a melhor forma de resolver o problema, passa por promover:

  • a ventilação interior dos espaços, pelo que se aconselha a instalação de sistemas simples de ventilação, como por exemplo a aplicação de extratores nas instalações sanitárias;
  • a substituição da caixilharia antiga por uma mais atual com um sistema de micro ventilação ou no caso de ser possível, optar por um sistema de ventilação mecânica controlada (VMC), que pode ser de fluxo simples ou duplo.
paredes com humidade
MELOM TEC XXI

O segundo caso, relacionado com as infiltrações, é mais complexo e por norma está associado ao desgaste do material de revestimento ou a erros de construção realizados numa fase inicial da obra.  

  • Se o problema de humidade estiver localizado no teto, o primeiro passo é verificar o estado do revestimento da cobertura e dos algerozes, na medida em que uma simples manutenção pode ser suficiente para resolver a questão.
  • Se a humidade estiver localizada nas paredes da fachada, é necessário começar por verificar se existem fissuras no reboco exterior e se a pintura existente ainda está a fazer a sua função. Caso seja necessário proceder à reparação das fissuras, as mesmas devem ser abertas com recurso à retificadora, preenchidas com uma argamassa não retrátil e posteriormente deve ser aplicada uma pintura com uma demão de primário e duas demãos de tinta acrílica.
  • No caso das paredes enterradas, a melhor solução passa por picar o revestimento existente, aplicar um reboco hidrofugante e posteriormente revestir a parede com cerâmica ou optar por aplicar uma forra com pladur hidrófugo, sendo que neste caso o acabamento deve ser realizado com recurso a uma pintura com uma demão de primário e duas demãos de tinta anti-humidade.
problemas de humidade
MELOM TEC XXI

*Este artigo contou com o apoio técnico da MELOM TEC XXI (com posicionamento em Almada)

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta