Batizada como Keep House, fica em Melbourne e a sua principal característica é a exposição de dentro para fora.
Comentários: 0
casas pré-fabricadas
Tom Blachford

A casa é o nosso refúgio da sociedade e do mundo exterior. É o lugar privado onde toda a nossa intimidade se revela, e onde nos sentimos mais à vontade. De facto, são muitas as expressões que nos falam sobre esse sentimento. Esta privacidade é produzida graças, em parte, às portas, paredes e cortinas que separam o exterior do interior. Mas o que acontece quando essas paredes desaparecem e os limites dessa privacidade do lar são explorados? A equipa da BKK Architects queria enfrentar essas situações no projeto Keep House, em Melbourne (Austrália).

Uma privacidade exposta

Uma das características identitárias da Keep House é a exposição do interior ao exterior. A casa está situada num terreno em forma de cunha ao lado de um parque urbano público. Isso permitiu ao estúdio de arquitetura australiano BKK Architects projetar uma casa muito exposta, mas que estabelece uma relação com a natureza circundante.

Para isso, o estúdio aproveitou o terreno disponível para brincar com o layout da casa e os diferentes níveis de altura. Assim, a casa fica ligeiramente acima do nível da rua; Além disso, a sua planta é composta por três alas em forma de C, que se abrem para um pátio ajardinado cercado por um muro, que separa a parte privada da pública.

casas pré-fabricaadas
Tom Blachford

Um interior aberto, mas quente

Esta exposição para o exterior pode ser vista do interior através de grandes janelas. Situação que se acentua devido ao grande espaço aberto que compõem a cozinha, a sala de estar e a sala de jantar, que é encimada por uma lareira no seu vértice, que rompe com a horizontalidade do conjunto.

Para apreciadores do tempo passado à volta da ilha da cozinha, tanto com a família como com os convidados, este espaço é coberto por um teto de madeira que proporciona um grande aconchego. De um lado da casa há um armazém e uma despensa, enquanto do outro há um escritório, separado da cozinha por uma mudança no nível do solo.

Outro dos destaques do interior da casa é a mesa de jantar. Feito com madeira de carvalho de uma árvore que ficava no jardim da casa. Esta espécie é considerada invasora na Austrália e, como não estava em boas condições, foi derrubada e feita a mesa de jantar.

casas ecológicas
Tom Blachford

Vários espaços privados para a família

A Keep House distribui os espaços privados da família entre as suas diferentes alas. São espaços diferenciados para que todos os membros tenham a sua própria privacidade. Esta foi uma necessidade que surgiu após meses de confinamento em casa.

Assim, no piso térreo, uma das alas é composta pelo espaço para as crianças, colocando os seus quartos, uma casa de banho e um espaço partilhado para relaxar e brincar. No piso superior está o quarto principal, que tem um grande terraço com vista para o parque.

O jardim que circunda a casa serve como espaço de transição entre a casa e o parque que a circunda. Este jardim não é uniforme e é constituído por várias áreas variadas: uma zona com plantas autóctones, outra com relva e ainda um pequeno pomar.

É assim que, através desta combinação de espaços comuns de encontro abertos e fechados e espaços privados de intimidade, a Keep House explora as nuances da privacidade entre o visível e o oculto.

casas de design
Tom Blachford
casas de luxo
Tom Blachford
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta