
As casas de banho e cozinhas estão entre as partes da casa que mais se sujam. E já conheces a máxima: não se trata de limpar mais, mas sim de sujar menos. Enquanto isso, vamos deixar-te alguns truques muito úteis para manter as bactérias e gorduras afastadas destes espaços. Porque às vezes a habilidade é melhor do que a força.
É lógico que a gordura tende a acumular-se, sobretudo se cozinhares: vais vê-la aparecer no exaustor, nos azulejos, etc... Para azulejos recomendamos um produto específico para estas superfícies, neste caso é preciso saber que existem produtos de secagem rápida que facilitam a tarefa. Basta diluir uma tampa do produto num litro de água quente e esfregar com um pano bem torcido.
Exaustor
É uma das partes que mais acumula gordura. Para limpar o exaustor, podes colocar água numa panela com um copo de bicarbonato de sódio. Liga o exaustor e deixa por cerca de meia hora. Em seguida, limpa-o com um pano macio, água e detergente. Para os filtros é boa opção colocá-los na máquina de lavar louça. Se não couberem, coloca-os em água quente com desengordurante.
Placa de vitrocerâmica, indução ou gás
A placa, seja de vitrocerâmica ou de indução, deve ser limpa com produtos específicos. Antes de aplicá-los, remove os restos com um bom raspador, elemento essencial se tiveres um fogão desse tipo. Se for gás, retira os queimadores e coloca-os numa tigela com vinagre morno. Espera uma hora e depois esfrega – verás que todos os restos saem facilmente.
Fornos
Se não queres que a gordura se acumule, limpa o forno após cada uso, sim, mesmo com preguiça... Se estiver muito sujo, liga-o a 50 graus, espera um pouco e depois aplica espuma de limpeza de forno. Fecha a porta e deixa agir por cerca de 20 minutos. Em seguida, enxagua com água. O ideal para que a cozinha não acumule sujidade é limpá-la após cada uso. Também é conveniente ligar o exaustor sempre que cozinhamos, mesmo que sejam cinco minutos.
Na casa de banho
O calcário será um dos inimigos e quanto mais dura é a água na tua cidade, mais calcário nas casas de banho. Podes removê-lo de torneiras com produtos específicos para isso. Para os azulejos podes utilizar um produto de limpeza com bioálcool. Depois de aplicá-lo não te esqueça de secá-los com um pano.
Se tiveres problemas de humidade e não houver janela para a rua, podes experimentar um desumidificador várias vezes ao dia. Se já houver mofo nas paredes, terás que usar um produto fungicida.

De qualquer forma, para manter a casa de banho limpa, há algumas rotinas diárias básicas que valem a pena, como limpar com um pano seco o lavatório sempre que for utilizado, ou limpar os pingos dos vidros e das portas do duche/banheira após o banho.
Além disso, podes passar a esfregona após tomar banho, retirando gotas de água que possam ter caído do lado de fora. À primeira vista pode parecer complicado, mas torna as tarefas mais fáceis a médio prazo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta