Remodelar uma casa requer conhecimento técnico, paciência e muita experiência. Eis alguns aspetos a que deves prestar atenção.
Comentários: 0
remodelações
Staging Factory

Só quem nunca fez uma obra não sabe que remodelar uma casa é um projeto bem mais longo, complexo e desgastante do que parece à partida. Requer conhecimento técnico, planeamento, flexibilidade e criatividade nas soluções, negociação de preços, paciência e muita, muita experiência. Fazer uma obra sem projeto e sem apoio técnico é andar à deriva a contornar obstáculos. É criar o cenário perfeito para grandes “derrapagens” no orçamento e nos prazos. E pior, muitos dos problemas só surgem durante ou até mesmo depois da conclusão da obra. E aí não há milagres. A pensar nisso, e para que te possas precaver, a Staging Factory identifica os principais erros aos quais é preciso estar atento neste artigo escrito para o idealista/news.

No início até parece simples. É só redesenhar a planta, escolher o pavimento, os revestimentos, as loiças sanitárias, as torneiras, os armários da cozinha e mais um ou outro pormenor. Parte ali, substitui aqui. O “bico” vem depois. À medida que os trabalhos avançam começam a surgir as questões técnicas que tens que resolver em cima do joelho para a obra não parar e o orçamento não resvalar. “As torneiras são de embutir? Então é preciso o miolo para poder fechar as paredes. E o lavatório, é de pousar? Onde fica o meio do lavatório? Ai, ainda não escolheu o lavatório? Então não posso pôr as torneiras. O toalheiro é à parede? Vai precisar de tomada. Onde vai ser colocado? A ligação é à direita ou à esquerda? E como vai ser o remate dos mosaicos nas esquinas, leva perfil ou é à meia esquadria? ” Hum... o que é meia esquadria?"

Para perceberes a extensão da tecnicidade experimenta ir comprar uma sanita. Para além do tamanho, do material e do estilo, vais ter que saber: “o esgoto é à parede ou ao chão? A quantos cm fica o buraco da parede?  Quer com tanque baixo, de encostar à parede (BTW) ou alto? O autoclismo é de mochila ou de embutir? A saída de água é à esquerda ou à direita? Agora multiplica este exercício por cada item. As torneiras dão um filme ainda mais Queirosiano. Há torneiras de pousar, de mural, com espelho, sem espelho, com cano baixo, cano alto, esguicho fino, abertura em água fria, limitador de caudal, em cascata... ou seja há de tudo. O que não há são torneiras normais. Ou melhor, normais são todas.

É por estas e por outras que as obras não são para todos. Muito menos para amadores que não têm qualquer noção de plantas, canalizações, estereotomias, alçados, projetos de esgotos, de eletricidade ou de telecomunicações. Concluindo: queres mesmo fazer a obra sem recorrer a profissionais? Acredita que te vais arrepender e gastar muito mais do que pagarias a um profissional para te ajudar nesta odisseia. Por outro lado, no final da obra, vais contabilizar os erros com os quais vais ter que conviver diariamente. E para rematar, nunca terás a obra-prima com que sempre sonhaste.

7 erros durante a obra ou após a mudança para estar atento

1. Espaços mal dimensionados

Desenhar uma planta é projetar no futuro várias vivências, antecipar necessidades e criar soluções funcionais, flexíveis e económicas. Uma planta desenhada por amadores não tira partido do potencial do espaço e gera limitações graves. Consequências: uma casa pouco funcional, com espaços pouco versáteis e que na hora da venda em vez de valorizar, desvaloriza o imóvel.

2. Pensar apenas no presente

Uma obra tem que ser feita com os olhos no futuro. Por isso convém escolher materiais robustos, com uma boa durabilidade, energeticamente eficientes, que não se desatualizem rapidamente, que ajudem a poupar no longo prazo e que agradem a gregos e troianos. Mais uma vez na hora de vender a obra pode ajudar a valorizar ou desvalorizar a casa.

casas de banho
Staging Factory

3. Sistema de águas e esgotos mal dimensionado

Há muitos problemas ligados às canalizações e esgotamento sanitário. Sistemas mal dimensionados trazem consequências futuras desastrosas e difíceis de resolver como maus cheiros, falta de escoamento eficaz, entupimentos recorrentes, falta de pressão nas torneiras, etc.

4. Instalação elétrica deficiente

A instalação elétrica tem que se lhe diga e é fundamental para a funcionalidade e bem-estar no dia a dia. A coisa mais irritante é no final de uma obra os interruptores e as tomadas não estarem no sítio certo. E por vezes só na hora em que começa a viver a casa vai perceber os erros: afinal as tomadas ficam por cima da TV e não atrás e o fio da escova de dentes elétrica vai ter que ficar pendurado.

erros ao remodelar a casa
Staging Factory

5. Mal-entendidos quanto ao serviço contratado

É muito comum achares que estás a contratar um coelho e afinal sai-te uma lebre. Imaginaste roupeiros em MDF e que se iluminam quando abres as portas? Afinal, o orçamento prevê aglomerado revestido a melanina e apenas pré-instalação de iluminação. As portas interiores afinal também não são lacadas nem por cima nem baixo. Um conselho, antes de iniciares uma obra faz um contrato escrito e um orçamento ultra detalhado. Por mais simples que pareça, deve especificar de forma clara materiais, marcas, quantidades, valores, responsabilidades e deveres de cada uma das partes, etapas e prazos de execução e as medidas a tomar no caso de desvios.

6. Deixar a obra correr sem um acompanhamento técnico e permanente

Ainda que esteja tudo definido no papel, a realidade é diferente. Há sempre obstáculos que condicionam o projeto e que fazem com que os “mestres de obra” comecem a inventar. Pior, a lógica de um não é a lógica do outro. E daí resultam erros como a falta de esquadria entre revestimentos e pavimentos ou a não simetria nas tomadas.

7. Não ligar aos detalhes

A perfeição é feita de pequenos detalhes. São os pormenores que fazem de qualquer obra uma verdadeira obra-prima. Não descures o pormenor já que no final é o que vai fazer toda a diferença.

obras em casa
Staging Factory

E isto é só o preâmbulo da história. Não fazer o projeto de obra e das respetivas especialidades é um verdadeiro tiro no pé para quem vai investir tanto tempo e dinheiro na construção ou remodelação de uma casa. Para além de não se poupar dinheiro, vais ter que lidar com as consequências todos os dias.

Se queres uma obra-prima e não um bico de obra investe em bons fornecedores, bons materiais e bons profissionais.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta