Motivado pela ecologia e com vontade de criar o seu próprio local para viver, Óscar decidiu construir uma casa de palha.
Comentários: 0

A construção tem sido significativamente reinventada nos últimos anos. Os materiais do passado ainda têm muito a dizer no presente. Um exemplo disso é a palha, que tem excelentes propriedades isolantes e é amiga do ambiente. Para ilustrar o tema, temos a experiência de um proprietário que está a construir a sua casa de palha em Madrid, juntamente com o arquiteto e o topógrafo que o acompanham no projeto.

Motivos para construir uma casa de palha

"A palha é um material local. É um desperdício da colheita de cereais e o único processo pelo qual é submetido para a sua utilização é a sua compressão sob a forma de fardo, pelo que praticamente não emite CO2. Tudo isto tem um impacto mínimo no ambiente", explica Óscar Fontecha, um auto-construtor da sua própria casa feita a partir deste material. "Além disso, o seu preço é muito baixo, cerca de dois ou três euros por fardo", acrescenta ele.

casas sustentáveis
idealista

Construir uma casa de palha pode parecer no mínimo arriscado. É forte? Queima? Quando se pergunta a Oscar porque a escolheu, ele fala sobre as qualidades do material, a resistência e como é fácil construir uma casa feita de palha. De facto, confessa ter-se inspirado nos vídeos que circulam na Internet, nos quais viu pessoas a construir casas de palha e madeira em tempo recorde, pelo que decidiu construir a sua própria casa.

O processo de construção de uma casa de palha

"Em cerca de quatro semanas, a minha mulher e eu terminámos o primeiro andar, trabalhando no estaleiro de construção no nosso tempo livre, à noite e aos fins de semana. Só falta terminar o telhado e a parte de baixo do telhado", diz Óscar.

casas eficientes
idealista/news

E a obra poderia ter sido ainda mais rápida, mas a fase de fundação teve lugar em pleno verão de Madrid. "Trabalhámos nas horas de menos calor e, com a ajuda de um barril, construímos uma fundação tradicional em betão armado num mês e meio", diz ele.

casas de palha
idealista/news

Quanto custa construir uma casa de palha?

O preço da construção de uma casa de palha depende de vários fatores. Por exemplo, se se usa apenas este material ou se são adicionados outros materiais, como betão ou madeira, das instalações que a casa tem, a complexidade do terreno, etc..

A casa de dois andares de Óscar tem uma área de 95 m2 (75 m2 utilizáveis) em cada um dos seus andares. Em termos de disposição, é constituída por uma sala de estar e jantar com uma cozinha aberta de 43 m2, dois quartos, uma casa de banho e um corredor com uma escada que conduz ao sótão. "O orçamento para esta casa é de 75.000 euros, embora seja provavelmente de 85.000 euros", diz o proprietário.

casas de construção rápida
idealista/news

Tendo como referência o orçamento inicial de 75.000 euros, o m2 construído da casa de palha de Oscar tem um preço de cerca de 395 euros/m2, ou 447,3 euros/m2 no caso de acabar por custar 85.000 euros. Isto está muito longe dos 1.500/1.800 euros de uma casa pré-fabricada ou tradicional.

Esta casa combina alguns materiais como madeira, fundações de betão ou paredes de betão celular de 75 cm que separam a humidade do solo para que esta não suba até à palha. No entanto, existem opções no mercado de casas completamente feitas de palha e com todas as garantias de uma casa com materiais "mais modernos". 

Qualidades da palha na construção de casas

Longe do que se possa pensar, a palha é resistente e tem muito boas qualidades quando usada numa casa ou edifício. "É um material com excelentes propriedades térmicas, acústicas e estruturais", explica Luis Michelena, o arquiteto do projeto e do atelier Estévez Michelena Arquitectura.

"Embora à primeira vista possa parecer fácil de queimar, a palha utilizada na construção é muito compacta. Isto evita que o oxigénio entre em combustão. No final, não é uma casa que arda facilmente", acrescenta Michelena.

Na realidade, verifica-se o contrário. A água é o pior inimigo da palha, mas com um revestimento correto de cal ou barro, não precisam de existir quaisquer problemas. De facto, com a técnica correta, é um material que transpira e não permite o aparecimento de vapor de água, evitando assim a humidade e a condensação. Isto também significa que o ar no interior do edifício é mais limpo.

casas passivas
idealista/news

"Como material isolante, é um dos melhores. Se considerarmos a construção de uma casa convencional com a mesma eficiência que a palha, seria muito mais cara", diz Alba Saldaña, uma topógrafa freelancer que trabalha exclusivamente na bioconstrução. "O maior custo da palha é cobri-la e protegê-la. O reboco é bastante caro porque a palha tem de ser bem coberta, não pode haver nenhuma ou muito poucas fendas", acrescenta ela.

Vantagens da palha na construção de casas

Em resumo, os principais benefícios da palha são:

  • Eficiência energética;
  • Qualidade do ar;
  • Impermeabilização;
  • Preço;
  • Respeito pelo ambiente.

Relativamente a este último, Michelena comenta que "a palha é um material que vem da terra, uma vez que é realmente o desperdício do agricultor. No caso de um dia a casa ser desmantelada, a palha seria deixada na própria terra e esta seria descartada ou compostagem, fechando assim o ciclo".

casas de arquiteto
Créditos: Estévez Michelena Arquitectura

Para além de que a sua construção é altamente sustentável e, à semelhança de qualquer edifício, podem ser acrescentadas instalações para aproveitar a energia natural e reduzir o consumo. Em particular, a casa de palha mostrada no vídeo tem um poço canadiano.

O que é um poço canadiano?

É um sistema de tubos que funciona num sistema fechado, a uma profundidade de cerca de dois metros que liga o exterior e o interior da casa. Esta instalação tira partido da diferença de temperatura entre a camada superficial do subsolo e a do ambiente exterior, tornando o interior da casa mais fresco no verão e mais quente no inverno.

Uma tendência com cada vez mais adeptos

A preocupação com o ambiente e a eficiência energética está, sem dúvida, a tornar-se cada vez mais popular. Como resultado, materiais como a palha estão a assumir um protagonismo subtil na paisagem. 

casas originais
Créditos: Estévez Michelena Arquitectura

"Há cada vez mais pessoas com esta sensibilidade, que procuram viver num espaço mais natural e saudável. Na Europa existem edifícios de estilo Nebraska (paredes de edifícios feitos de fardos de palha sem a ajuda de elementos estruturais) de várias alturas, comenta Saldaña.

"Para além da história dos três porquinhos, que é o que aqueles que me conhecem mais me lembram, a construção com palha é um sistema experimentado e testado que é resistente e funciona bem mesmo em terramotos", conclui Óscar.

Fotografias de casas de palha

Algumas fotografias do interior e do exterior da casa construída em palha:

casas minimalistas
Créditos: Estévez Michelena Arquitectura
casas com design
Créditos: Estévez Michelena Arquitectura
baixo custo
Créditos: Estévez Michelena Arquitectura
casas de madeira
Créditos: Estévez Michelena Arquitectura
casas ecológicas
idealista/news
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta