O governo francês lançou um mapa interativo online que permite comparar os preços das casas para arrendar no país, município por município. Foram elaborados mapas, para cada tipologia de imóveis, de forma a materializar o valor médio das rendas, com encargos incluídos, em cada concelho.
“O conhecimento das rendas contribui para o bom funcionamento do mercado privado de arrendamento e representa um grande desafio na condução das políticas habitacionais nacionais e locais. Até agora, nenhum indicador de renda cobriu todo o território nacional com uma metodologia de cálculo transparente”, refere o Ministério da Transição Ecológica e Coesão Territorial francês, em comunicado.
Elaborados em colaboração com a Agência Nacional de Informação sobre Habitação (ANIL), quatro mapas dão conta, em cada concelho, do valor médio mensal com as despesas incluídas, para quatro categorias de imóveis: apartamentos com menos de três quartos; apartamentos com três ou mais quartos; apartamentos (todas as superfícies combinadas); e moradias.
Atualizados anualmente pela ANIL, os mapas beneficiam de uma “metodologia de cálculo transparente”, segundo o ministério, mas não exaustiva. Os indicadores, que a ANIL irá atualizar anualmente, foram calculados com base em mais de sete milhões de anúncios de arrendamento publicados entre 2018 e 2022 nas plataformas do site Leboncoin e do Grupo SeLoger, ambos "parceiros" do Estado na elaboração destes mapas.
O primeiro conjunto de mapas, referentes a dezembro, tem por base as rendas dos imóveis arrendados no terceiro trimestre de 2022, segundo o jornal Le Monde. Uma estimativa padronizada dos preços de cada município que "permite avaliar as medidas e desenhar ferramentas que são melhor adaptados às realidades dos territórios”, diz o governo em nota de imprensa.
Arrendar uma moradia em França custa em média 8,2 euros por m2
Em França, a renda mensal é em média de 8,20 euros por metro quadrado para uma moradia, contra 9,38 euros para um apartamento, segundo estimativas da ANIL. O valor máximo (28,35 euros) é alcançado no 16º Bairro de Paris, bem como em seis municípios de Hauts-de-Seine: Garches, Vaucresson, Marnes-la-Coquette, Ville-d'Avray , Neuilly -sur-Seine e Boulogne-Billancourt.
Inversamente, quarenta e oito municípios distribuídos nos Vosges (88) e Haute-Marne (52) partilham o último lugar do ranking das casas com um preço por metro quadrado estimado em 5,18 euros.
Do lado dos apartamentos, as rendas mais baratas registaram-se em Darney, nos Vosges (5,75 euros por metro quadrado), longe do recorde do 4º bairro da capital (33,07 euros).
Para poder comentar deves entrar na tua conta