
A subida dos juros diretores pelo Banco Central Europeu (BCE) em 250 pontos base está a encarecer os custos dos créditos habitação nos vários países que compõem a União Europeia (UE). E vários já estão a sentir os seus efeitos, nomeadamente na dinâmica dos mercados residenciais. Um deles é mesmo a Dinamarca, onde as casas estão a ser vendidas com descontos cada vez maiores. Em resultado, os preços das casas para comprar caíram 2,1% no terceiro trimestre face aos três meses anteriores, sendo esta a maior queda nos preços desde 2011.
À medida que os custos com os empréstimos habitação estão a subir, as casas estão a ser vendidas com descontos cada vez maiores face aos preços inicialmente estipulados, refere a Bloomberg. Estas negociações em baixa dos valores das casas, refletem-se nos preços das casas na Dinamarca, que estão a cair ao ritmo mais rápido desde 2011.
Em concreto, os preços das casas caíram 2,1% no terceiro trimestre em relação ao período anterior, segundo informou a Finans Danmark no final de dezembro. Esta é mesmo a maior queda nos preços das casas à venda na Dinamarca registada em 11 anos. Neste país situado bem a Norte da Europa, as casas foram vendidas, em média, a preços 7,3% mais baixos do que estava inicialmente definido no último trimestre.
“O mercado é caracterizado por um número significativamente menor de negócios e reduções crescentes de preços”, disse Mira Lie Nielsen, analista-chefe do Nykredit Realkredit, o maior banco hipotecário da Dinamarca, citada pela mesma publicação. “Esperamos que os preços das moradias e dos apartamentos caiam cerca de 10%, desde o pico neste verão até o mínimo no outono do próximo ano”, prevê ainda a especialista.
Para poder comentar deves entrar na tua conta