
A corrida ao envio do IRS 2023 já arrancou no passado dia 1 de abril, sábado, e estende-se até ao último dia do mês de junho. Nas contas da declaração anual de IRS entram os rendimentos brutos e as despesas, mas não só. Todos os anos, as autarquias podem escolher dar (ou não) descontos no IRS aos seus munícipes, o que terá efeito no reembolso final. Este ano contam-se 170 municípios que decidiram aliviar a carga fiscal (total ou parcialmente). Fica a saber quais são neste mapa interativo preparado pelo idealista/news.
Todos os anos os 308 municípios têm de decidir e comunicar às Finanças se dão descontos no IRS aos seus residentes, que pode variar entre 0% e 5%. Olhando para os dados deste ano (referentes ao IRS de 2022) salta à vista que 170 municípios que decidiram abdicar da totalidade ou parte da verba de 5% do IRS que lhes é transferida pelo Estado anualmente. Por outro lado, 138 concelhos decidiram ficar com a totalidade da receita de IRS, não dando nenhum desconto aos seus munícipes.
Portanto, o desconto no IRS (ou taxa de devolução) trata-se da diferença entre a taxa máxima de 5% e a taxa de participação no IRS escolhida por cada município e divulgada à AT todo os anos. E são as taxas referentes ao ano de 2022 que vão ter impacto no IRS a entregar este ano. Aqui, há dois cenários a considerar:
- Se taxa de participação for de 5% significa que aquele concelho irá receber a totalidade da verba para seu próprio benefício e não vai devolver um único cêntimo aos seus moradores;
- Se o município comunicar ao Fisco uma taxa de participação de qualquer valor inferior a 5%, significa que haverá descontos e reembolsos para os moradores. Por exemplo, se a participação definida for de 1%, o município irá abdicar de 4% desta verba (5%-1%) e devolvê-la aos habitantes do seu concelho.
E qual será o impacto desta taxa de devolução no teu IRS? Basta multiplicar a diferença entre os 5% e a taxa de participação da autarquia pelo valor da coleta líquida (após descontadas todas as deduções previstas no IRS), obtendo, assim, a poupança fiscal. Quanto receberes a nota de liquidação, o montante da devolução de IRS é indicado na parcela designada “Benefício municipal”.
Para poder comentar deves entrar na tua conta