
Na região de Laurentides, uma zona montanhosa no sul do Quebec, situa-se a pequena cidade de Morin-Heights. A apenas uma hora de Montreal, a principal cidade de Quebec, é muito popular pelas suas estações de ski, pelos trilhos pedestres e pela vibrante programação cultural, que atraem muitos visitantes durante os meses de inverno e verão.
É exatamente neste lugar atraente que se encontra esta bela casa, que recebeu o nome de Schnee-Eule, inspirada na arquitetura alpina austríaca e que se destaca pela sua cor branca. Tanto é assim que, na realidade, o seu nome é “uma palavra alemã e significa Coruja-das-neves, uma ave de rapina branca, que se adapta particularmente bem ao inverno".

Desenhada pelo estúdio canadense L'Abri, durante o desenvolvimento do conceito desta casa, estes deram uma grande importância a uma planta quadrada compacta que permite limitar o espaço ocupado pela propriedade.
No piso superior podemos encontrar os quartos, que estão situados ao nível das copas das árvores para que estes tenham mais privacidade. As grandes janelas de vidro em toda a estrutura permitem uma distribuição de luz natural em todas as áreas, e ter acesso à vista deslumbrante da exuberante floresta.

O revestimento de madeira branca, instalado verticalmente, faz com que a casa se camufle na paisagem invernal da floresta de Morin-Heights. As subdivisões horizontais da casa, juntamente com o telhado de duas águas com as suas grandes saliências, lembram as tradicionais cabanas alpinas. Os espaços habitáveis e as áreas ao ar livre combinam-se perfeitamente através de um amplo terraço e de uma marquise orientada para o sul, permitindo uma transição suave entre as áreas.

Como respostas às necessidades dos utilizadores para atividades ao ar livre, a equipa de design incluiu uma sala de materiais, no piso inferior que permite o acesso direto às pistas de ski cross-country e mountain bike. O interior do mesmo contém uma salamandra que realça o ambiente acolhedor da sala de estar.
Os acessórios e móveis foram personalizados e feitos por medida pela oficina de marcenaria Inat em Montreal, como por exemplo, o espaço de leitura no quarto principal. Estes pormenores completam o design da casa, enquanto as grandes janelas regulam as vistas e a distribuição de luz solar em todo o espaço.





Para poder comentar deves entrar na tua conta