Esta peça de mobiliário da Antarte foi a primeira de uma série de cadeirões criados para personalidades de referência.
Comentários: 0
Cadeira portuguesa do Papa Bento XVI
Antarte

Nem só de turismo e bom clima vive o nosso país. Portugal tem-se destacado a nível internacional em várias áreas e o mobiliário é uma delas. Nesse sentido, aproveitamos para relembrar a visita do antigo Papa Bento XVI a terras lusas, em maio de 2010, quando o Sumo Pontífice teve o privilégio de repousar numa cadeira produzida pela empresa portuguesa Antarte.

Do norte de Portugal diretamente para o Vaticano

Cadeira portuguesa do Papa Bento XVI
Antarte

A peça, feita com recurso a madeira de castanheiro, foi desenhada pelo arquiteto Audemaro Rocha e foram necessários três protótipos e 76 horas de trabalho para se chegar à versão final. Uma obra muito valorizada por Bento XVI, tanto que, após a celebração da homilia, pediu que a cadeira ‘made in’ Portugal fosse enviada para o Vaticano.

“A honra de ter produzido a cadeira de descanso do Papa Bento XVI, deixa um marco singular na história da marca. A solicitação do Sumo Pontífice para que a cadeira de descanso fosse enviada para o Vaticano, deixa-nos orgulhosos e espelha a dedicação colocada em cada detalhe desta peça histórica para uma marca 100 por cento portuguesa. Ao Papa Emérito Bento XVI, a Antarte presta uma sentida homenagem”, destaca Mário Rocha, CEO da Antarte.

Cadeira portuguesa do Papa Bento XVI
Antarte

Da Igreja ao futebol, com uma passagem pela política

Motivo de orgulho para a empresa do norte do país, o cadeirão foi o primeiro de uma série deles criados pela Antarte para personalidades de referência, tanto nacionais como internacionais.

Destacando as personalidades portuguesas, a empresa fundada por Mário e Zita Rocha criou, dois anos depois da visita do Papa a Portugal, uma cadeira inspirada em José Mourinho. Concebida pelos designers Rui Pedro Freire e José Luís Ferreira, esta peça foi feita em madeira de folha de nogueira.

Cadeira de José Mourinho
Antarte

Aníbal Cavaco Silva foi outra das personalidades nacionais a ter o privilégio de se sentar num cadeirão produzido pela Antarte, também no ano de 2012. A cadeira feita para o então Presidente da República foi construída em folha de freixo prensada e idealizada pelo designer Paulo Lobo. A sua preparação durou três semanas e envolveu o trabalho de 7 pessoas num total de cerca de 200 horas.

Cadeira de Cavaco Silva
Antarte

Mais recentemente, em 2021, foi o nosso mister Fernando Santos a ser premiado com um belíssimo cadeirão com as cores da bandeira portuguesa. O selecionador nacional da época, único até ao momento a coroar o nosso país com o título europeu, acompanhou todo o processo de criação desta obra digna de um verdadeiro campeão.

Cadeirão de Fernando Santos
Antarte
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta