Um projeto do estúdio de arquitetura espanhol 'Agora' que trabalha com madeira laminada cruzada, um material sustentável.
Comentários: 0
casas pré-fabricadas
Agora

O tijolo é um material de construção que tem sido usado ao longo da história em várias culturas e continua a ser uma escolha popular na arquitetura moderna. A sua origem remonta a milhares de anos, quando civilizações antigas descobriram que a argila moldada e queimada poderia ser transformada numa unidade sólida e durável. Com eles, foram erguidos edifícios humildes, mas também construções sumptuosas.

Na arquitetura contemporânea, o tijolo ainda é valorizado pela resistência, durabilidade e apelo estético. Além disso, a diversidade de técnicas construtivas evoluiu ao longo do tempo, permitindo a criação de estruturas mais complexas e criativas. E o resultado dessa criatividade é este trabalho desenvolvido pelo estúdio de arquitetura espanhol Agora, precisamente sobre o edifício de tijolo em ruínas, onde este se torna o elemento central da estrutura.

casas pré-fabricadas
Agora

O projeto consistiu na transformação de um edifício de tijolos em ruínas numa base sólida para uma casa de madeira pré-fabricada. A casa está localizada nos arredores de Barcelona, em terras agrícolas que anteriormente abrigavam um galpão e um pequeno edifício de tijolos vermelhos em estado de deterioração. Para revitalizar o local, o escritório de arquitetura decidiu reformar completamente o prédio de tijolos e combiná-lo com duas paredes, também de tijolo, em forma de T, que dividem o interior e dão suporte estrutural para a construção elevada em madeira.

casas pré-fabricadas
Agora

Para a realização do projeto, "foi proposto um rodapé de tijolo empilhado, para conter os solos argilosos do trecho pré-existente. Uma fita contínua, que expande a nova arquitetura em direção aos limites do terreno. Isso aproveita um vazio no piso inferior, para expandir a superfície proposta. Isso sustenta o piso superior, ajudado por uma nova parede de tijolos em forma de T, que funciona como um adereço", explica o estúdio no seu site.

casas pré-fabricadas
Agora

Além da transformação do edifício de tijolos, foi construído um muro perfurado ao redor do limite do terreno, criando um perímetro definido e proporcionando privacidade. Escadas de tijolos também foram integradas à paisagem inclinada, conectando os diferentes níveis do edifício. "Seguindo as escadas, permite descobrir um antigo bem preservado para rega e um olival centenário. Ambos os elementos colocam o visitante em frente à porta principal", explicam.

A nova construção em madeira da casa foi feita com painéis de madeira laminada cruzada pré-fabricada, um material sustentável e de baixo impacto ambiental. A fachada de madeira foi revestida com cortiça branqueada, outra escolha sustentável que acrescenta um toque distinto ao design. A cortiça é um material renovável, biodegradável e isolante, que contribui para melhorar a eficiência energética das habitações.

casas pré-fabricadas
Agora

No topo da estrutura existente, foi integrado um jardim elevado, que se mistura harmoniosamente com o novo volume da casa. Esta adição verde não só acrescenta beleza estética, mas também fornece um espaço ao ar livre para os moradores desfrutarem e ajuda a melhorar a qualidade do ar.

O design interior da casa é organizado em dois andares, conectados por uma elegante escada em espiral de aço. A escadaria é iluminada por uma ampla claraboia no topo, permitindo que a luz natural flua livremente para o interior e criando uma sensação de amplitude e luminosidade.

casas pré-fabricadas
Agora
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta