A era dos bilhetes de metro já lá vai. Podes desfrutar de uma viagem única no Metro de Lisboa mais rápida com cartão contactless.
Comentários: 0
Metro de Lisboa
Wikimedia commons

Foi anunciado recentemente um novo sistema de acesso ao Metro de Lisboa, que facilita a aquisição de bilhetes para todos os passageiros, sem obrigatoriedade de carregar os títulos de transporte

Desta forma, as viagens no Metro de Lisboa tornam-se mais práticas, sobretudo para os utilizadores não frequentes deste transporte público. Para esclarecer todas as dúvidas, explicamos-te tudo neste artigo. 

Como viajar no Metro de Lisboa com cartão bancário contactless? 

É a novidade mais falada dos últimos dias. A partir de agora já conseguirás viajar no Metro de Lisboa com o teu cartão bancário contactless, num processo que se revela menos complicado - e até menos burocrático - para os utilizadores não frequentes do principal transporte da capital portuguesa. 

Metro de Lisboa
Unsplash

Para viajar no Metro de Lisboa com o cartão bancário contactless vais precisar apenas de encostar o teu cartão aos leitores instalados nas entradas das estações. Portanto, não existe qualquer necessidade de carregar atempadamente um título de transporte ou de comprar bilhetes.  

Por ser automático, o sistema contactless permite que o valor da viagem seja debitado do teu cartão bancário de forma imediata. Desta forma, a rede de transportes compromete-se com uma experiência de viagem mais conveniente. 

Apple Pay e Google Pay também chegaram ao Metro de Lisboa

Os 1.504 leitores sem contacto instalado pela Indra em 752 canais de validação do Metro de Lisboa fazem não só a leitura de cartões contactless, como também conseguem fazer a leitura de Apple Pay e Google Pay através do smartphone ou smartwatch, desde que estejam ativados a partir de um cartão VISA, VPAY, Europay e Mastercard. 

Google Pay
Unsplash

Ao utilizares estes dispositivos para o pagamento da tua viagem de metro, deves assegurar-te que têm bateria suficiente do início até ao fim da viagem. Se ficares sem bateria, serás considerado cliente sem título de transporte e, por sua vez, acabarás penalizado. Mas não te assustes, desde que estejas atento terás uma experiência simplificada. 

Vantagens de usar cartão bancário contactless para viajar no Metro de Lisboa

A principal vantagem de usar o cartão bancário contactless para viajar é a comodidade, não sendo necessário comprar um título de viagem. Além disso garante: 

  • Utilização sem constrangimentos: o processo de validação nos canais da rede de metro é simples e rápido. Basta passar o cartão e o sistema irá registar a tua entrada; 
  • Versatilidade: podes utilizar tanto a forma física quanto a forma virtual do cartão contactless para validar a tua viagem no Metro. No entanto, só conseguirás utilizar o mesmo suporte (cartão físico, telemóvel, smartwatch) para validar a entrada e a saída da viagem;
  • Cálculo da tarifa é rápido: tem como base a validação de entrada. Portanto, independentemente de utilizares um cartão físico ou virtual, o sistema irá registar a entrada e calcular a tarifa adequada para a viagem.
  • Agilidade e eficiência: não tens moedas suficientes para pagar a tua viagem? Deixaste o passe em casa? Com o uso do cartão contactless no Metro de Lisboa terás uma experiência de viagem mais ágil e com menos preocupações.
  • Segurança: a compra de bilhetes com um cartão bancário contactless é bastante segura, porque como qualquer outra transação bancária, o pagamento está inerente a entidades certificadas pela VISA, VPAY, Europay e Mastercard;

Também existe facilidade na obtenção do comprovativo do pagamento, que irá aparecer no teu extrato bancário. Também existe facilidade para aceder a mais informações sobre as viagens através da MyTrips.

Comprar bilhete de metro com cartão bancário
Wikimedia commons

Qual o preço do bilhete do Metro de Lisboa?

O preço do bilhete do Metro de Lisboa é de 1,65 euros para toda a rede, de acordo com as informações fornecidas. Mas será que existem custos adicionais ao pagar viagem de metro com cartão contactless?

Na verdade não tens de te preocupar. Ao utilizares o cartão bancário contactless como método de pagamento, não há extras cobrados. Só pagas pelas viagens que realizes. 

Cartão contactless na rede do Metro de Lisboa: todas as dúvidas

Existem ainda algumas dúvidas dos portugueses em relação à utilização de um cartão bancário contactless na rede de metro

Para saber se o cartão é contactless deverás estar atento ao símbolo oficial - presente na grande maioria dos cartões em circulação. Se não conseguires proceder à utilização do cartão, podes entrar em contacto com a tua entidade bancária.

Cartão bancário com contactless
Freepik

Assim, qualquer pessoa que tenha um cartão bancário contactless, pode fazer uma viagem única na rede do Metro de Lisboa. Isto não significa, de todo, que o bilhete de metro antigo deixará de funcionar, apenas que foi atualizada a questão do pagamento. Quem tem passes e bilhetes da rede Metro de Lisboa poderá continuar a utilizá-los normalmente. 

Nota que esta opção de contactless se encontra em vigor durante todo o horário de funcionamento do Metro - aberto todos os dias (incluindo fins de semana e feriados) das 06h30 às 01h (horário do último comboio de cada estação terminal).

Quanto custa fazer o passe do Metro de Lisboa? 

Caso estejas interessado poderás fazer o passe Navegante Metropolitano com mensalidade de 40 euros e com o qual conseguirás utilizar todos os meios de transporte público regular de passageiros nas 18 áreas municipais da região metropolitana de Lisboa. Ou seja, consegues viajar de Setúbal a Mafra, com qualquer operador de transporte.

Rede do Metropolitano de Lisboa
Metro de Lisboa

O passe é válido por um mês inteiro, a contar do primeiro ao último dia do mês para o qual foi adquirido. Além do Navegante Metropolitano, existem outros passes e tarifas associadas que podem ser conhecidas em detalhe na página oficial do Metro de Lisboa ou diretamente nas estações. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta