
O acesso à habitação está a deteriorar-se em Portugal. Além da falta de casas disponíveis no mercado para uma elevada procura, que tem elevado os preços da habitação, o país depara-se agora com um poder de compra pressionado pela inflação e ainda pelas taxas de juros elevadas nos créditos habitação. Este cenário levou Portugal a ser considerado o terceiro país no mundo onde é mais difícil comprar casa num estudo que analisa os mercados de 56 países.
Medindo o preço das casas (nominais) sobre os rendimentos disponíveis per capita, a MoneyTransfers concluiu que, no segundo trimestre de 2023, Portugal foi considerado o terceiro país do mundo onde o acesso à habitação está mais difícil, apresentando um rácio de 169%. Isto quer dizer que a subida dos preços das casas superou o crescimento dos rendimentos em 69% desde 2015. E pior que Portugal está só mesmo a Turquia (com índice de 197%) e a Islândia (173%), revela o mesmo estudo publicado na semana passada.
“Portugal enfrenta uma grave crise imobiliária, em parte devido ao aumento de compra de propriedades pelos estrangeiros, mas também devido à falta de casas novas a preços acessíveis em construção”, destacam desde o estudo da MoneyTransfers, que acrescenta ainda que, ao contrário da Islândia, Portugal tem mais habitação do que pessoas, embora os preços teimem a permanecer elevados. Acontece que estas casas muitas vezes não estão no mercado para comprar ou arrendar, seja por questões de heranças mal resolvidas, seja por estarem devolutas ou simplesmente por precisarem de obras.
O mesmo estudo também destaca os países onde o acesso à habitação é mais acessível, ou seja, onde os níveis de rendimentos crescem a um nível mais rápido do que os preços das casas. “Numa base global, o preço médio de uma casa aumentou 3,0% nos últimos 12 meses até ao segundo trimestre de 2023. E 54 dos 56 países acompanhados pelo índice continuam a registar um crescimento. Mas isso não será um obstáculo ao acesso à habitação naqueles que são os mercados mais acessíveis do mundo", explicam.
Mas onde é que é mais fácil comprar casa a nível global? De acordo com o mesmo estudo é mesmo no Brasil (66%), seguido da Arábia Saudita (74%), da Finlândia (91%), da África do Sul (92%) e da Itália (92%).
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta