O gás continua a ser um combustível ainda muito utilizado em casa das famílias portuguesas. Com diversas utilidades, desde o aquecimento até a fins culinários, o gás comporta, no entanto, algumas preocupações.
E um dos principais cuidados a ter com este tipo de combustível refere-se a possíveis fugas. Este é um problema que, normalmente, não é fácil de detetar. Além disso, a combustão do gás pode também resultar em risco de inalação de monóxido de carbono.
Para evitar esses problemas, preparamos-te alguns conselhos que podes e deves ter em conta se utilizas gás em casa. Mas, antes disso, vamos dar-te uma breve explicação sobre os vários tipos deste combustível.
Tipos de gás: canalizado, butano e propano
Gás natural
Este tipo de gás resulta da decomposição de matéria orgânica vegetal e animal acumulada em jazidas naturais subterrâneas, não sofrendo grandes processos de transformação desde a sua extração até ao consumo. Por esse motivo é chamado de "natural".
Mais de 70% da sua matéria é gás metano, o que assegura uma queima limpa, mais segura, mais eficiente e mais económica que o gás butano.
Gás butano
É o mais tradicional e é utilizado para aquecimento em fogões a gás e também para aquecer águas. Uma botija de gás deste tipo com 13 kg tem, em média, capacidade para preparar cerca de uma centena de refeições ou aquecer 3600 litros de água.
No entanto, o gás butano é o mais sensível no que toca a exigências de limpeza e segurança, mas também em termos de rendimento e economia.
Gás propano canalizado
Semelhante ao gás natural no que toca a segurança e comodidade, o gás propano canalizado é o mais eficaz no que respeita a poder calorífico. Ele passa diretamente pelas canalizações, ficando disponível todas as horas do dia em todos os dias do ano, sem qualquer interrupção.
Contudo, é necessário que, depois de instalado, seja feita uma vistoria certificada para verificar os níveis de monóxido de carbono e garantir a segurança do abastecimento.
Gás dentro de casa: prevenções e cuidados a ter
Como já referimos anteriormente, ao lidar com gás no dia a dia, seja que tipo de gás for, exige alguns cuidados. Por esse motivo, elaborámos uma lista de comportamentos que a ter e a evitar ao utilizar este combustível doméstico:
- Não deixes o fogão ligado sem a presença e supervisão de alguém.
- Afasta as garrafas de gás de toda e qualquer fonte de calor.
- Não tenhas esquentadores em casas de banho ou em qualquer espaço não ventilado.
- Guarda as garrafas de gás sempre na vertical e nunca na horizontal.
- Não deixes o esquentador ligado sem ninguém em casa.
- Compra sempre equipamentos que sigam as normas das entidades competentes.
- Não guardes as bilhas de gás em caves.
- Não pendures objetos nos tubos de gás.
- Substitui os tubos e braçadeiras regularmente e manda limpar chaminés e exaustores.
- Nunca utilizes fósforos ou isqueiros para identificar fugas de gás.
- Substitui a mangueira antes do fim da data da validade.
- Se cheirar a gás, abre as janelas e ventila de forma imediata o local.
- Verifica, regularmente, se há fugas de gás.
Suspeita de fuga de gás: o que fazer
Se suspeitas de uma fuga de gás em tua casa há uma série de procedimentos que deves tomar. Toma nota:
- A primeira coisa que tens a fazer é desligar, imediatamente, o fornecimento geral do gás.
- Abre todas as janelas e portas para garantir a ventilação de todas as zonas da casa.
- Não fumes.
- Apaga todas as chamas acesas, incluindo incensos ou velas aromáticas.
- Não utilizes interruptores ou equipamentos elétricos, pois são condutores.
- Contacta o teu fornecedor de gás.
- Contacta o 112.
Estas medidas de prevenção são de extrema importância para que nada de mal aconteça. Isto porque as fugas de gás são silenciosas e, por isso, difíceis de prever. Deves, além das recomendações acima mencionadas, estar atento a sintomas como dores de cabeça, tonturas, perda de forças e de consciência, pele arroxeada e sonolência.
Estes são alguns sintomas comuns nas fugas de gás e inalação do mesmo ou de monóxido de carbono. Caso te apercebas que alguém em casa está a ter estes sintomas, tenta levar a pessoa para um local arejado, protegendo as vias respiratórias.
Para poder comentar deves entrar na tua conta