
Artigo escrito por Sandra Barañano, directora técnica da Cuida Tu Casa.
A escolha dos resguardos de duche numa casa de banho não é aleatória. Embora o gosto pessoal dos clientes tenha influência, há certos aspetos a ter em conta. Nestes casos, o conselho de um profissional é muito importante para escolher a divisória de duche que realmente se adapta às necessidades e aos espaços de uma casa de banho.
É necessário ter em conta os diferentes tipos de resguardos/portas de duche e a ajuda de um profissional para tirar as medidas corretamente. Dizemos-te quais são:
Portas de correr - são a escolha mais frequente dos clientes, pois combinam conforto e design. Estes painéis são resistentes e estanques, pois não permitem salpicos nem se partem facilmente.
Portas com dobradiças - entre elas, predominam as portas com diferentes aberturas:
- Porta articulada e com um sistema de dobradiça vertical e única que tem um giro de 180 graus, o que permite completar o espaço e poder guardar objetos de casa de banho como louça sanitária, ou armários sem perder espaço e funcionalidade.
- Noutros sistemas de abertura, a porta gira sobre as suas dobradiças, o que permite que a folha da porta gire sobre um eixo vertical deixando uma abertura mais ampla. Ao integrar as dobradiças na própria folha da porta, esta fica no mesmo plano que a parede, oferecendo um efeito verdadeiramente espetacular. Quando a porta é aberta, mais de 50% da porta permanece no interior do duche, ganhando assim funcionalidade e versatilidade em espaços reduzidos.
- Nos sistemas de abertura rebatível, a frente é dividida em duas portas, permitindo um amplo acesso para entrar no duche sem ocupar espaço adicional. Proporciona uma grande adaptabilidade, acessibilidade e funcionalidade.
Portas de painel fixo - são a solução perfeita se o que pretendemos é gerar uma sensação de amplitude na casa de banho.

Como medir o espaço que o resguardo vai ocupar
- Em primeiro lugar, vamos verificar o nível da base de apoio verificando o nível da base do reguardo, bem como se a base de duche está completamente nivelada com um nível tipo "borbulha". Para os resguardos que não têm perfis de compensação, é essencial verificar se a base está perfeitamente nivelada com as paredes.
- Em segundo lugar, verificar a existência de degraus: se o desnível for superior a 5 milímetros, pode ser necessário instalar perfis de nivelamento para um melhor ajuste.
- Por fim, é necessário ter em conta o percurso dos tubos na zona de instalação do resguardo para evitar perfurações nesta zona. Isto é particularmente importante no caso dos tubos de PVC, uma vez que são difíceis de detetar.
Por todas estas razões, e dependendo do espaço e do gosto, a escolha de uma divisória de duche não é uma questão trivial. Para mais informações, recomendamos que te informes junto de uma loja de materiais de confiança sobre a possibilidade de ver os resguardos na área de exposição para ter uma ideia mais realista das tuas preferências.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta