
Em quatro anos, entre 2020 e 2023, registaram-se e abriram 71 empreendimentos turísticos (52 hotéis, 16 apartamentos turísticos, dois empreendimentos de turismo de habitação e uma pousada) no município de Lisboa. Destes, 41 hóteis localizam-se na zona de contenção absoluta de Alojamento Local (AL). Isto num período marcado por regras apertadas ao registo de novas unidades de AL.
Segundo escreve a Rádio Renascença, os números mostram que a Câmara Municipal de Lisboa (CML) como que fechou a porta ao AL na capital, pelo menos em algumas zonas, mas ao mesmo tempo abriu a porta à criação de novos hotéis.
Os números mostram ainda que a criação dos já referidos 41 hotéis, no período em causa, representaram a criação de quase dois mil quartos que podem acomodar mais de 3.200 turistas.
“Os locais em que este fenómeno é mais visível são as freguesias de Santa Maria Maior e de Santo António, bem no coração de Lisboa, que viram nascer nos últimos quatro anos 21 hotéis e 11 hotéis, respetivamente”, escreve a publicação, salientando que os números foram retirados da base de dados de registos do Turismo de Portugal.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta