
O banco central da Suécia (Riksbank) baixou esta segunda-feira a taxa de juro de referência em 0,25 pontos percentuais para 3,50%, devido à estabilização da inflação. Se as previsões se mantiverem, o banco central poderá cortar mais duas ou três vezes a taxa de juro este ano, para 2,75%.
“A inflação continuou a cair e as perspetivas para que se mantenha em linha com o objetivo são boas. As expectativas a mais longo prazo apontam para uma elevada confiança no objetivo e os aumentos salariais são moderados”, refere o Riksbank num comunicado.
“As perspetivas para a inflação e a atividade económica são, no entanto, incertas. Existem riscos ligados, por exemplo, à situação geopolítica, à atividade económica na Suécia e no estrangeiro e à variação da coroa, que podem conduzir a um resultado diferente para a inflação e, por conseguinte, para a política monetária”, alertou o banco central.
A redução das taxas de juro decretada pelo Riksbank entrará em vigor a partir de quarta-feira (21 de agosto de 2024).
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta