grécia abandona euro em 2013 e portugal vai a seguir, diz roubini: o economista nouriel roubini considera que a grécia pode não conseguir evitar uma nova reestruturação da dívida e acredita que atenas deverá abandonar a zona euro, "não este ano, talvez no final do próximo". e portugal vem a seguir: primeiro reestrutura a dívida e depois sai da região que partilha o euro. "o risco da zona euro diminuiu, mas os países da periferia estão em recessão, com austeridade orçamental", que deverá acentuar a queda da economia, defendeu o economista na cadeia de televisão cnbc (diário económico)
quebra no consumo em itália provoca quarta recessão desde 2001: a economia italiana entrou na quarta recessão desde 2001, com a evolução do pib a ser penalizada pela quebra nos gastos das famílias. o istat, instituto de estatística de itália, confirmou esta segunda-feira que a economia do país registou uma contracção de 0,7% no quarto trimestre, face aos três meses anteriores, tendo detalhado a evolução os vários componentes do pib. o consumo das famílias foi determinante, com uma quebra em cadeia de 0,7%, sendo que a estagnação das exportações também contribuíram para a evolução negativa do pib (jornal de negócios)
governo grego espera reunião mais fácil em bruxelas: o governo da grécia espera esta segunda-feira em bruxelas uma reunião do eurogrupo "mais fácil" e com "menos stress" onde pode ser aprovado o segundo pacote de assistência financeira, disse à agência lusa fonte do executivo de atenas. "a reunião vai realizar-se com menos 'stress' e vai ser mais fácil porque o ambiente é muito diferente do que aquele que vivemos há duas semanas", afirmou em atenas uma fonte do governo de coligação da grécia (diário de notícias)
Para poder comentar deves entrar na tua conta