Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Euro

Últimas notícias sobre "Euro" publicadas em idealista.pt/news

Portugueses estão mais pobres que há 20 anos – a culpa é do euro?

Os portugueses estão hoje mais pobres face aos países da moeda única do que há 20 anos, altura em que o país trocou os escudos por euros. Um dos problemas do país está na produtividade e crescimento deficiente da economia, avisa o BdP.

Notícia sobre:

Portugueses perderam dinheiro com a chegada do euro

A moeda única está a celebrar 20 anos e o Centro para a Política Europeia (CEP) preparou um estudo sobre como o Velho continente evoluiu desde a sua entrada. Os portugueses, ao contrário dos alemães, por exemplo, perderam dinheiro.

Notícia sobre:

Há 20 anos que o euro está nas nossas vidas - milhões de escudos continuam nas mãos dos portugueses

Lançado em 1 de janeiro de 1999, o euro é atualmente a moeda única de cerca de 340 milhões de pessoas, em 19 países, incluindo Portugal. À taxa de câmbio fixada naquela data, um euro entrou na economia a valer 200,482 escudos. Há 20 anos, o escudo - à semelhança das restantes moedas nacionais dos estados aderentes - deixou assim de existir. Mas mais de 96 milhões de euros em notas de escudo estão ainda nas mãos dos cidadãos, o equivalente a 11,5 milhões de notas.

Notícia sobre:

Achas que sabes tudo sobre o euro? Testa os teus conhecimentos...

As notas e moedas do euro entraram em circulação a 1 de janeiro de 2002, mas a moeda única está prestes a celebrar 20 anos, um feito que será alcançado já dia 1 de janeiro de 2019. Para assinalar a data, o Banco Central Europeu (BCE) lançou um desafio, que tem como objetivo testar os conhecimentos sobre a moeda. Será que sabes tudo sobre o euro?

Notícia sobre:

Presidente do Eurogrupo é conhecido hoje e Centeno parte como favorito

O ministro das Finanças, Mário Centeno, avançou na semana passada com uma candidatura à presidência do Eurogrupo. E é já hoje (4 de dezembro) que o fórum de ministros das Finanças da Zona Euro elegerá o seu novo presidente. Centeno, candidato dos Socialistas Europeus, que reúne apoios da Alemanha, França, Itália e Espanha, surge como favorito.

Notícia sobre:

António Costa reclama urgência na reforma do euro contra protecionismos e populismos

O primeiro-ministro diz que é fundamental um mecanismo supranacional de estabilização contra choques assimétricos e um Fundo Monetário Europeu para gestão das dívidas soberanas. António Costa avisa assim que é urgente uma reforma do euro contra protecionismos e populismos.

Notícia sobre:

Euro2016 deverá injetar 609 milhões na economia portuguesa

O Campeonato da Europa de futebol, que se realiza em França a partir de amanhã (dia 9) e até ao próximo dia 10 de julho, pode ter um impacto na economia portuguesa até 609 milhões de euros. Só a presença na competição já assegura um impacto de 438 milhões.

Notícia sobre:

Portugal fora do euro: "Seria uma catástrofe para a população"

O presidente do Conselho Económico e Social (CES) resolveu lançar o alerta e dar dois avisos claros ao Partido Socialista (PS), que está a liderar o Governo de Portugal. Por um lado, diz Luís Filipe Vieira, o consumo não está a puxar a economia e o investimento está em queda. Por outro lado, negociar à esquerda esvazia a concertação, segundo considera o gestor.

Notícia sobre: