
As obras de reabilitação do Palácio da Independência, em Lisboa, arrancaram este ano, apesar do projeto de arquiretura ter começado a ser desenhado em 2016. A ideia é tornar este palácio, classificado como Monumento Nacional, no novo Museu da Independência, que vai contar com um centro de interpretação moderno de momentos importantes da História de Portugal.
A cargo do projeto arquitetónico de reabilitação do Palácio da Independência está a arquiteta Mariana Morgado Pedroso, Owner e CEO da Architect Your Home (AYH), empresa que convidou na passada quinta-feira, dia 3 de outubro, um conjunto de especialistas a refletir sobre a reabilitação do património e a vida das cidades em Portugal.
Para a arquiteta Mariana Morgado Pedroso, “é uma honra cuidar do Palácio da Independência, há já oito anos. (…) Intervir em património é um trabalho muito meticuloso que envolve muito conhecimento técnico construtivo, mas também ter a capacidade de o arquiteto ser uma mão invisível, existindo intervenção sem ser demasiado evidente”, disse citada em comunicado enviado às redações. Depois de melhorar as infraestruturas deste palácio histórico, a ideia é criar o Museu da Independência.
“Os arquitetos são muito importantes para a reabilitação da nossa cidade", Joana Castro e Almeida, vereadora na Câmara de Lisboa
“Há um grande objetivo de abrir o palácio à cidade. Este trabalho de recuperação que está a ser feito é fundamental e condição para aqui poder nascer o Museu da Independência de Portugal, que será um centro de interpretação moderno de momentos cruciais na História de Portugal”, sublinhou na ocasião José Ribeiro e Castro, presidente da SHIP, instituição pública que visa a defesa da identidade e da independência de Portugal.
Na visão de Joana Castro e Almeida, vereadora do Urbanismo na Câmara Municipal de Lisboa, “os arquitetos são muito importantes para a reabilitação da nossa cidade. Este Palácio da Independência chama-nos a olhar para aquilo que somos, a reafirmar a nossa independência, identidade e valores, reafirmarmos os nossos sonhos. A reabilitação permite convocar o nosso passado coletivo, como fator agregador. Temos de cultivar o interesse e orgulho na beleza natural e arquitetónica da nossa Lisboa”, conclui.
Neste evento, a Architect Your Home (AYH) apresentou o ‘rebranding’ da marca, que foi adquirida em 2023 pela atual CEO à casa mãe, a Architect Your Home Limited UK. Com esta aquisição, a AYH – que está presente em Portugal há 12 anos - juntou ao seu portfolio nacional (composto por 12 ateliers, 35 arquitetos e mais de 200 projetos) todas as operações que decorrem no Reino Unido, com as suas 10 equipas associadas e centenas de projetos em curso. As sinergias entre as equipas de Portugal e do Reino Unido já arrancaram.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta