Hidratação e cuidado com o ambiente levam à compra de alternativas reutilizáveis, mas estas podem tornar-se contraproducentes.
Comentários: 0
limpar garrafas de plastico
Freepik

Para cá e para lá passeiam-se garrafas de água coloridas, seguradas por uma pega na mão, levadas debaixo do braço ou perdidas dentro da mala. Tem-se em vista cuidar da saúde ambiental e da própria saúde porque temos de estar hidratados, mas não podemos entupir o planeta com (mais) plástico, e as chamadas de atenção cada vez mais gritantes apontam nesse sentido.

No entanto, o que provavelmente se desconhece é que as boas intenções podem traduzir-se em más praticas, e isto não é um incentivo a pôr de lado as garrafas reutilizáveis, mas sim um apelo para que as higienizes com mais frequência. Porquê?

limpar garrafas
Unsplash

Um estudo realizado pela Water Filter Guru, uma empresa americana especialista no controlo de qualidade da água, fez saber que uma garrafa de água reutilizável é em média, “40 mil vezes mais suja do que o assento de uma sanita” e contém duas vezes mais bactérias do que um lavatório de cozinha.

Além das bactérias e dos fungos transmitidos para a garrafa pelo contacto com as mãos ou a boca, acresce ainda o odor que se instala. 

Lavar a garrafa de água: de quanto em quanto tempo?

garrafas reutilizaveis
Freepik

De acordo com a empresa americana, a limpeza das garrafas de água deve integrar a rotina diária, alertando que “ambientes húmidos são áreas de reprodução para bactérias”. 

Assim, deves lavar a garrafa no interior e exterior uma vez por dia e fazer uma higienização mais profunda pelo menos uma vez por semana. 

Como  higienizar uma garrafa de água?

Em traços gerais, podes fazê-lo diariamente com água morna e detergente da louça, mas há cuidados que deves ter atendendo ao material de que é feito a garrafa.

garrafas térmicas
Freepik

Garrafa de vidro e garrafa de alumínio

Embora exijam atenção redobrada para que não se partam, as garrafas de vidro são muito práticas no que toca a tomar banho e consideradas as mais higiénicas. Quando chegam a casa, após um dia em que te acompanharam no trabalho, na escola ou durante o exercício físico, basta serem lavadas com água morna e detergente e ficarem a secar na totalidade. A mesma técnica pode ser usada para as garrafas de alumínio

Na sua limpeza mais a fundo, podem ser inseridas na máquina de lavar a loiça, juntamente com a tampa, como se de um copo se tratasse. 

Garrafa térmica e garrafa de plástico

Diferentes garrafas térmicas são feitas de vários materiais e, por isso, os métodos para a limpar podem divergir. Algumas marcas desaconselham a lavá-las na máquina da loiça, pelo que para uma solução mais intensa – tanto para as térmicas como para as garrafas de plástico – podes fazer uso do bicarbonato de sódio, adicionando-lhe vinagre e água (morna na térmica e fria na de plástico), deixando de molho por uns 20 minutos. 

Posteriormente, lava com água e detergente da loiça, preferencialmente neutro para que não fique agarrado o odor do detergente. 

garrafa de água reutilizável
Freepik

Na compra das garrafas reutilizáveis tem em conta que aquelas que têm partes em borracha ou palhinhas facilitam a permanência de micro-organismos e requerem limpezas mais frequentes.

Além disso, deves ainda ter em atenção de que, ao ambiente húmido dentro da garrafa, junta-se à lista os espaços abafados, como carros fechados expostos ao sol, como um terreno fértil para a proliferação de bactérias. 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta