A conservação do património industrial está se tornando cada vez mais relevante.
Comentários: 0
antiga cervejaria
Cervejaria rural de Wuzhen MLEE Studio

A conservação do património industrial tornou-se muito importante nas últimas décadas, pois as sociedades começaram a valorizar mais os vestígios do passado do que simplesmente substituí-los por construções modernas. Fábricas e instalações de produção, que antes eram o motor das economias locais, estão a ser recuperadas e reaproveitadas para novos propósitos.

Com a ideia de preservar o legado e a memória industrial, muitos projetos defendem a restauração e concentram-se na preservação de elementos industriais, aproveitando as suas qualidades arquitetónicas. Dessa forma, é possível integrar elementos modernos sem perder a essência do que já foram. Um bom exemplo disso é a transformação de uma antiga cervejaria rural em Wuzhen, na China.

reabilitação urbana
MLEE Studio

Preservando a presença rústica

O estúdio de arquitetura Lichao Architecture Design Studio foi contratado para realizar a transformação de uma antiga cervejaria abandonada na cidade de Wuzhen, na província chinesa de Zhejiang, que foi reabilitada para dar lugar a um parque criativo que combina património industrial com arte contemporânea.

A reabilitação centrou-se na manutenção do caráter dos edifícios originais, principalmente as estruturas de tijolo vermelho, ao mesmo tempo que introduziu elementos modernos para os adaptar a novos usos. "Como testemunho do desenvolvimento industrial, os edifícios da cervejaria não apenas registam um período de glória, mas também são portadores de inúmeras memórias e emoções", observou o estúdio.

reabilitação urbana
MLEE Studio

Apesar de muitas das instalações estarem em ruínas, o valor cultural das estruturas foi reconhecido, e foram feitos trabalhos de restauração para preservar a sua presença rústica e substancial, pois continham um "valor cultural insubstituível". Construída na década de 1950 como parte de um amplo campus fabril de 25.400 m2, a cervejaria passou pelo seu boom de cerveja antes de cair em desuso na década de 1980.

reabilitação urbana
MLEE Studio

O projeto de restauração envolveu uma seleção meticulosa de quais partes dos edifícios seriam preservadas, demolidas e renovadas ou ampliadas. Essa categorização foi fundamental para garantir que as intervenções fossem o menos intrusivas possível e que o tecido histórico da fábrica fosse respeitado.

Assim, armazéns abertos, por exemplo, foram transformados em auditórios, antigos dormitórios de trabalhadores foram convertidos em hotéis e restaurantes e escritórios foram convertidos em estúdios de teatro. Por isso, foram introduzidos novos usos que aproveitaram as características dos edifícios industriais, permitindo uma evolução funcional sem perder a essência do local.

reabilitação urbana
MLEE Studio

Incorporação de novos elementos

Além da restauração de elementos existentes, o projeto incorporou novas construções para complementar a arquitetura industrial original. Para isso, o atelier utilizou materiais como betão aparente, aço desgastado e tijolos recuperados das estruturas demolidas. Além disso, foram incorporados elementos completamente novos, como tijolos perfurados e treliças de aço, que se fundem harmoniosamente com o estilo industrial da fábrica.

Um dos destaques da restauração foi o uso de técnicas de reparo meticulosas que permitiram preservar a estética original da arquitetura industrial enquanto se adaptava a novos usos. "Por meio de técnicas de reparo meticulosas, como encapsulamento estrutural, refinamento de nós e substituição de materiais, a orientação estética da arquitetura industrial original foi mantida", explica o estúdio.

reabilitação urbana
MLEE Studio
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta