
Estamos na época do ano mais desejada para a maioria das pessoas, o verão. Esta é a estação que te permite aproveitar melhor os teus dias, com mais horas de sol, com níveis de precipitação muito baixos, com o número de festas populares e festivais de música a disparar, com a possibilidade de fazeres inúmeras atividades ao ar livre e, como não podia faltar, com a praia a chamar por ti.
E é neste contexto que o idealista te presenteia com um vasto catálogo de casas de nova construção junto à praia, com preços a começar nos 180 mil euros. Estás pronto/a para mergulhar de cabeça neste mundo imobiliário com cheiro a maresia? Então vamos a isto.
Prós e contras de ter casa junto à praia
São variadíssimos os benefícios de morar à beira-mar. No entanto, como em tudo, também há alguns pontos menos positivos ou até mesmo negativos, conforme o ponto de vista. Sem mais demoras, vamos ver quais são.
Vantagens

- Estilo de vida mais saudável: ter a praia a dois passos de casa melhora a tua saúde física e mental, ajudando-te a reduzir o stress e a relaxar, melhora o teu humor, promove a atividade física, melhora o teu sistema respiratório e ainda te ajudará a absorver mais vitamina D.
- Proximidade com o ambiente natural: se és um amante da natureza, então deves ponderar seriamente viver junto ao mar. Poder sentir todos os dias o pé na areia, a brisa do mar e aquele cheirinho inconfundível da praia vai fazer com que comeces os teus dias com um ânimo acrescido.
- Apreciar paisagens de tirar o fôlego: poderes despertar de manhã e começar o dia com uma vista deslumbrante sobre o oceano é algo inexplicável. O mar exerce um poder calmante sobre nós, seres humanos. E poder apreciá-lo desde as janelas ou varandas de nossa casa é indescritível.
- Níveis elevados de segurança: uma vez que a grande maioria das cidades, vilas ou aldeias junto ao mar são destinos turísticos, isto leva a que a vigilância policial nestas zonas seja maior, de forma a garantir a segurança tanto de residentes como de turistas, o que diminui as taxas de criminalidade.
- Mais opções de lazer: as zonas costeiras, também devido à atratividade turística, têm uma muito maior oferta de opções de lazer em comparações com outras zonas do país, destacando-se os restaurantes, bares, discotecas, festivais, sunsets, mas também atividades náuticas como passeios de barco, surf, mergulho, etc.
- Excelente investimento imobiliário: as casas junto à praia são desde sempre muito procuradas, seja para residência habitual, seja para alojamento local, o que lhe confere uma grande valorização imobiliária.
Desvantagens

- “Invasão” turística: se preferes ambientes mais calmos para viver, terás de escolher bem a zona costeira, garantindo que não é muito frequentada por turistas. Isto porque a maior parte da costa do nosso país atrai muitos turistas, nacionais e estrangeiros, o que nos meses de verão poderá ser bastante exaustivo para os moradores habituais, colocando demasiada pressão urbana, nomeadamente no trânsito, estacionamento, supermercados e, sobretudo, nas praias.
- Custo de vida mais elevado: prepara-te para assistires a um aumento do teu custo de vida quando fores viver para perto do mar. Isto porque, sobretudo na época alta, os negociantes tendem a aumentar os seus preços de modo a rentabilizar ao máximo os seus comércios e tirar proveito do número de clientes que cresce sempre no verão. Isto afeta a carteira de todos, inclusive dos residentes.
- Corrosão marinha: a salinidade presente no ambiente em zonas costeiras tem tendência a degradar alguns materiais e a oxidar metais.
Efeitos da maresia e dicas de manutenção

Em contexto do último ponto referido nas desvantagens, a corrosão, importa que saibas os cuidados que deves ter na tua casa nova junto à praia, para que o teu imóvel e o recheio do mesmo tenham a máxima proteção possível.
Cuidar do mobiliário
As casas perto da praia têm a desvantagem de se inserirem em ambientes mais húmidos, devido à proximidade ao mar. E essa humidade proveniente da maresia pode estragar alguns móveis e até mesmo pisos de madeira. Por esse motivo, recomendamos que lhes passes um produto adequado, como por exemplo um verniz de proteção. Para além disso, é recomendável que os limpes frequentemente, para evitar a acumulação de resíduos.
Proteger os eletrodomésticos
Para evitares que frigoríficos, máquinas de lavar, microondas e outros eletrodomésticos sejam corroídos pelo efeito da maresia, deves limpar a sua superfície com frequência, todas as semanas ou pelo menos quinzenalmente, com um pano limpo e humedecido com um produto próprio ou, pelo menos, com água doce.
Fazer circular o ar
Como já sabes, a humidade é uma das maiores inimigas de uma casa. Por esse motivo é essencial que permitas a circulação de ar no seu interior, de modo a evitar a criação de bolor, mofo e, consequentemente, danos daí provenientes.
Outros cuidados a ter com tintas, paredes e metais
Se um dia quiseres mudar as cores das paredes de casa, não te esqueças de comprar tintas resistentes à humidade, para evitar a formação de mofo. Podes também sempre optar por passar um impermeabilizante nas paredes para bloquear o efeito da maresia.
Relativamente às paredes, se estas são em betão poderás cobri-las com um impermeabilizante que consiga evitar a absorção do sal, proveniente da maresia. Já os metais de casa, deves aplicar-lhes um verniz que evite os efeitos da humidade. Por exemplo, se tiveres algo em ferro, deves revesti-lo com um antioxidante.
Ideias de decoração para a tua casa nova à beira-mar

Decorar uma casa de praia é bem mais simples do que pensas e pode ser bastante divertido. Inspira-te na natureza da região e verás que vais ter um lar bem confortável, moderno e “refrescante”.
Menos é mais
A simplicidade pode ser o teu maior aliado na decoração desta tua residência. Por se inserir num ambiente natural, ela deve ser, sobretudo, prática e, ao mesmo tempo, cómoda. Assim sendo, a primeira dica é não a sobrecarregares com mobiliário. Escolhe apenas o essencial e algo mais simples, não muito ornamentado, para ir de encontro com a tranquilidade e naturalidade da praia que está já ali ao virar da esquina.
Relativamente a objetos decorativos, escolhe algo que remeta ao contexto paisagístico. Exemplos disso são elementos náuticos, referências à fauna e flora da região, entre outros. Podes sempre usar elementos naturais e fazer os teus próprios objetos de decoração, como pedras da praia, conchas, búzios, etc.
Cores leves e frescas
A praia remete-nos a verão, luz, mar e leveza. Assim sendo, nada melhor do que combinar a decoração da tua casa nova com tons que te façam constantemente lembrar o verão, mesmo durante as restantes estações do ano.
Por esse motivo, as cores que te aconselhamos são as mais claras e leves. Podes fazer combinações com azul marinho e branco, alguns toques de turquesa ou coral, um verde água, entre outros tons semelhantes. Podes também dar uns toques de amarelo e outros tons de verde, que também remetem para a natureza.
Artigos têxteis de fácil lavagem
Se vais viver para perto da praia, é muito provável que tires o melhor proveito dela. Isso significa também uma probabilidade elevada de chegares a casa depois de um dia de banhos de mar e te sentares num sofá ou cadeira, ou até mesmo na cama, e deixares esses lugares molhados e machados de sal.
É para evitar chatices derivadas desse tipo de situações que o nosso conselho passa por escolheres têxteis impermeáveis e fáceis de lavar. Privilegia tecidos como o algodão, poliéster ou microfibras, por exemplo.
Privilegia a durabilidade
Num ambiente de praia, é muito importante que os móveis, sobretudo os exteriores, de varandas e terraços, sejam duráveis. Isso significa que devem ser resistentes à humidade, exposição solar, mas também à areia.
Excelente oportunidade de rentabilidade

Se já tiveres uma primeira habitação e tenhas possibilidades de investir numa segunda, avança. Ter uma casa junto à praia é sempre um excelente investimento no sentido de que podes aproveitá-la para rentabilizar, seja através de arrendamento, seja através de alojamento local.
Relativamente a este último, verás que será fácil obter um considerável lucro durante a época alta e podes sempre aproveitar outros dias ou simplesmente uns fins de semana para tirar proveito dessa tua segunda habitação.
Mergulha de cabeça na tua nova casa com cheiro a maresia
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta