As almofadas podem ganhar manchas amarelas com o tempo devido ao suor, cremes ou maquilhagem. Felizmente, existem formas simples e naturais de devolver o branco original sem recorrer a lixívia.
Descobre neste artigo como tirar as manchas amarelas das almofadas e deixá-las impecáveis por mais tempo.
Como remover manchas amarelas das almofadas sem lixívia
Podes e deves evitar a lixívia para tirar a sujidade das almofadas, porque danifica os tecidos com o tempo. Há várias formas de recuperar o branco de uma almofada amarelada usando apenas produtos naturais.
Além das soluções simples com limão ou vinagre, podes também criar uma pasta com bicarbonato de sódio e água, aplicar sobre a mancha e deixar atuar durante alguns minutos.
Depois, passa um pano humedecido com vinagre para ajudar a levantar a mancha e remove os restos da pasta. Quando terminares esse processo, já podes lavar a almofada como fazes habitualmente e tudo sem lixívia. O ambiente agradece.
Passo a passo: 3 truques caseiros para limpar almofadas amareladas
Para além do truque com bicarbonato de sódio, existem outras formas simples e naturais de limpar as manchas amarelas das almofadas sem produtos agressivos.
Limão e água quente
- Enche um alguidar ou uma banheira com água bem quente e junta o sumo de 2 a 3 limões;
- Deixa a almofada de molho durante 1 a 2 horas. O ácido cítrico ajuda a remover manchas e a clarear os tecidos;
Vinagre branco e sabão líquido
- Prepara uma mistura com 1 chávena de vinagre branco e 1 colher de sopa de sabão líquido (pode ser de roupa ou louça).;
- Aplica diretamente nas zonas manchadas;
- Deixa atuar durante 15 a 20 minutos antes de enxaguar;
Detergente da loiça
- Dissolve uma colher de detergente em água bem quente e mergulha a almofada;
- Deixa de molho durante cerca de 2 horas. Este tipo de detergente é eficaz a eliminar a gordura e os resíduos acumulados no tecido.
No final, lava a almofada no programa indicado e deixa-a secar ao sol. A luz solar tem um efeito natural de branqueamento e ajuda a eliminar qualquer odor na almofada.
Como lavar almofadas manchadas sem danificar o enchimento
Lavar almofadas pode parecer uma tarefa simples, mas pode ter mais que se lhe diga para não danificar o seu enchimento e continuar a dar-te noites de sono descansadas.
Antes de mais nada, e se te queres mesmo livrar das almofadas com manchas, deves verificar a etiqueta de lavagem para confirmar se podem ir à máquina de lavar.A maioria das almofadas com enchimento sintético permite lavagens simples.
Para tal:
- Escolhe um programa delicado (com temperatura entre 30 °C e 40 °C), usa um detergente suave, evitando centrifugar demasiado (opta por um máximo de 800 rpm, para não deformar a almofada).
Para lavar almofadas com enchimento, o ideal é deixá-las de molho primeiro, num balde ou banheira com água quente, e só depois colocá-las na máquina de lavar roupa.
No caso das almofadas mais delicadas, como as de penas ou plumas, o ideal é evitar a máquina, que pode fazer com que percam volume ou acumulem humidade e optar por uma lavagem a seco ou recorrer a um serviço especializado.
Dicas para manter as almofadas sempre brancas
Sabias que há truques para almofadas brancas? Sim, é possível manter o tom original da tua almofada:
- Evitar o problema desde o início com pequenos gestos no dia a dia e trocar as fronhas pelo menos uma vez por semana.
- Se costumas usar cremes ou maquilhagem antes de dormir, lava sempre o rosto;
- Se costumas deitar-te com o cabelo molhado, apanha-o, para que consigas evitar que a humidade passe para a almofada;
- Sacode a almofada todos os dias e faz uma lavagem profunda de dois em dois meses.
Se mantiveres esta rotina, não vais voltar a ver uma almofada com manchas tão cedo.
Como escolher a almofada certa (e evitar novas manchas)
Não basta ter cuidados na utilização da almofada, é preciso saber como escolher a almofada certa.
Por exemplo, se não acertas na firmeza, na altura ou no tipo de enchimento, podes acabar com dores no pescoço, noites mal dormidas e até manchas mais frequentes causadas pelo suor.
Para evitar tudo isto, segue estas 4 dicas essenciais para comprar as almofadas certas:
- A forma como dormes influencia a escolha: se dormes de lado, precisas de uma almofada firme e com bom apoio para o pescoço. Se dormes de barriga para cima ou para baixo, opta por uma mais baixa e macia;
- Repara na firmeza do colchão: a almofada deve compensar a firmeza do colchão para garantir o alinhamento certo da coluna. Quanto mais firme o colchão, mais altura a almofada deve ter;
- Escolhe um enchimento duradouro: tens opções naturais (penas, lã, algodão) e sintéticas (poliéster, viscoelástica). Se queres algo que dure e que possas lavar à máquina sem esforço, opta pelos sintéticos;
- Tamanho e altura contam. a almofada deve ser mais larga do que os teus ombros e ter a altura certa para a tua postura de dormir.
Se mantiveres uma rotina de limpeza e fizeres uma boa escolha na hora de comprar, as tuas almofadas vão durar mais, cheirar melhor e manter-se brancas por muito mais tempo. É certo que vais dormir melhor sem manchas, sem cheiros e sem preocupações.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta